Vereadores debatem assistência à saúde na sessão da CMCG desta quinta-feira (21)
O vereador Waldeny Santana (DEM) presidiu a 99ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada nesta quinta-feira (21), em formato híbrido, que contou com a participação de 15 parlamentares. Os trabalhos foram secretariados pelo vereador Rubens Nascimento (DEM).
PEQUENO EXPEDIENTE
Luciano Breno (PSD) iniciou a sua fala agradecendo a Deus pela vida, também agradeceu aos vereadores que participaram da Sessão Especial, comemorativa a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. Fez o registro das suas atividades e que esteve na Rua Geni Barbosa Ferreira, com o prefeito Bruno Cunha Lima que fez a entrega de uma praça, um pleito seu com o trabalho iniciado na gestão do ex-prefeito Romero Rodrigues e concluído e entregue agora.
Ele destacou que, ‘o que era noite se tornou dia, vi as crianças brincando na praça e as pessoas agradecendo pelo novo equipamento’.
Disse ainda que acompanhou o prefeito Bruno na inauguração da UTI no ISEA e nas entregas de equipamentos públicos feitas pela Prefeitura.
Waldeny Santana (DEM) mais uma vez fez o relato das ações do seu mandato na rua, e que busca trabalhar em projetos que mudem o dia a dia do cidadão.
Informou que esteve na empresa Brisanet para propor uma parceria da empresa com as feiras públicas e hospitais da cidade de Campina Grande, para oferecer os serviços de wi-fi de forma gratuita. Falou da proposta Empresa Amiga, uma parceria público-privada que assegure um bom serviço nos espaços públicos e um retorno publicitário para a empresa. Disse que já enviou ofício e requerimento aos órgãos responsáveis para que seja implementado esse serviço
Sargento Neto (PSD) falou da alegria do seu Biu, que mora em Catolé de Boa Vista, que agora tem um poço artesiano em suas terras e que a partir de agora vai poder dividir a água com os seus vizinhos.
Informou ainda que com 30 metros de perfuração a água brotou e de qualidade. A Secretaria de Agricultura foi a responsável pelo sistema de bombeamento.
Ele lembrou ainda a visita do presidente Jair Bolsonaro à Paraíba, e que vai solicitar a manutenção do bombeamento do São Francisco até o final de dezembro.
Pela ordem, Janduy Ferreira (PSD) disse que tem acompanhado o prefeito na entrega de equipamentos a comunidade e que ele anunciou a ordem de serviço para a conclusão do Canal da Ramadinha.
Jô Oliveira (PC do B) fez o registro da necessidade de se dialogar a respeito do Orçamento Público com a comunidade. Ela esteve no bairro de São Januário conversando com os moradores e a maior reclamação é a falta do transporte público a partir das 20h, principalmente agora com o retorno das aulas. Eles reclamam também da falta de medicamentos e dentista nos Postos de Saúde.
Olímpio Oliveira (PSL), iniciou a sua fala indagando a respeito do que o Governo Federal fez por Campina Grande nos últimos três anos. Ele concordou com a vereadora Jô Oliveira, a peça orçamentária deve ser debatida na Câmara e com a comunidade.
Lembrou que os vereadores têm R$ 16 milhões para o Orçamento Impositivo, que representa R$ 700 mil para cada parlamentar e que espera o cumprimento por parte do Poder Executivo.
GRANDE EXPEDIENTE
Rubens Nascimento (DEM), fez um recorte do Governo Federal que trata a política pública de forma genérica, da logística da vacinação contra o coronavírus e os aportes de recursos federais para a saúde no combate à pandemia.
Ele falou da Sessão Especial de sua autoria que vai ser realizada na Igreja Verbo da Vida, localizada na Avenida Dinamérica. E da Sessão Especial alusiva ao Lançamento Oficial do Aplicativo A.Dot, numa parceria da Vara da Infância e da Juventude e Secretaria Municipal de Assistência Social.
Alexandre Pereira (PSD) – Falou que esteve na manhã da terça-feira (19) com o chanceler da Unifacisa, Dalton Roberto Benevides Gadelha, para discutir o atendimento emergencial dos pacientes transplantados, em Campina Grande, no Hospital Help. De acordo com Dalton Roberto, o atendimento aos transplantados, como também a realização de transplantes, são uma das principais prioridades do hospital.
Também falou que esteve com o secretário de Estado da Saúde, Geraldo Antônio, e que ele informou que os hospitais de Trauma e de Clínicas, vão dispor de 10 salas para o pós-operatório dos transplantados.
O vereador destacou que são 500 transplantados que precisam de atendimentos regulares, e lamentou que uma senhora transplantada que não recebeu o atendimento devido, voltou a hemodiálise.
Nesta sexta-feira, vai participar de uma reunião de planejamento e a preparação da documentação para o credenciamento do convênio do Help. E que possivelmente irá a Brasília juntamente com o secretário Geraldo Antônio para os trâmites legais no Ministério da Saúde.
Ele anunciou ainda a possibilidade da realização de transplante de pulmão e que para isto, o Help já estuda a formação de uma equipe especializada.
Anderson Almeida (PODE) – Trouxe para o conhecimento da Casa Legislativa as críticas recebidas relativas à maternidade ISEA, com mulheres que relataram o terror vivido no momento em que necessitavam da instituição. Disse que no dia 8/10/2021 uma mãe menor de idade gravou a situação vivida no local, registrando que uma das médicas da instituição falou que ‘é destas que a gente gosta de deixar sofrer’.
Informou também que foram mais de 400 mensagens, com 100 mães que se dispuseram a relatar os acontecimentos e expôs na tribuna alguns dos relatos dessas mães. Além disso, o vereador registrou que não deixará essa pauta passar em branco.
O vereador Olímpio Oliveira (PSL) e a vereadora Jô Oliveira (PCdoB) também se comprometeram com a pauta.
Waldeny Santana (DEM) disse que a respeito desse tema, foi informado que o ISEA atende a 169 municípios e da problemática dos recursos, e que, de imediato fez um ofício para os deputados federais, estaduais e senadores, porque compreendeu que é um problema que envolve todo o Estado. Disse não ter recebido nenhuma resposta dos ofícios, mas ressaltou que dialogou com o prefeito Bruno Cunha Lima sobre a situação.
Por conta da falta de energia na CMCG, a sessão especial foi adiada para a próxima semana, e o vereador Waldeny encerrou a sessão ordinária convidando os vereadores para a sessão da próxima terça-feira (26), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
Fonte: DIVICOM/CMCG