Unifacisa bate o Mogi e emplaca a quarta vitória seguida no NBB
A Unifacisa deu mais um passo importante para subir na classificação do NBB. Na tarde deste domingo, a equipe mostrou a força de seu elenco no confronto direto contra o Mogi das Cruzes e venceu, no ginásio Hugo Ramos, por 88 a 70. O triunfo é o quarto consecutivo do clube, que já havia superado Pinheiros, Caxias e Fortaleza nas rodadas anteriores.
Na partida, a Unifacisa teve quatro jogadores anotando na casa de dois dígitos: os titulares Rafa (12) e Vezaro (15), além dos suplentes Betinho (13) e João Vitor (15) foram os destaques em quadra. Do lado de Mogi, Gruber terminou o duelo como cestinha, com 15 pontos.
O resultado desta tarde provocou uma inversão na tabela. A Unifacisa saiu da 8ª colocação e assumiu o 6º lugar, antes ocupado por Mogi, com 13 vitórias, 11 derrotas e 54.2% de aproveitamento. Já o time mogiano perdeu duas posições e tem, agora, 52.2% de aproveitameto, sendo 12 vitórias e 11 derrotas.
O próximo adversário das duas equipes será o Paulistano, no ginásio do Morumbi, em São Paulo. Mogi enfrenta a equipe da capital paulista no dia 9, às 20h, enquanto a Unifacisa entra em quadra no dia 12, às 14h.
O jogo
A Unifacisa ditou o ritmo nos primeiros minutos do duelo. Com volume ofensivo e bom rendimento do ataque (13 cestas convertidas de 19 tentadas apenas no início), a equipe conseguiu abrir diferença. Sahdi e Morillo comandaram na linha dos três e, em apenas quatro minutos, a vantagem já era de 11 pontos (13 a 2). Do outro lado, Mogi tinha Gruber. O ala-pivô acertou a mão três vezes seguidas de fora do perímetro e recolocou o time da casa na briga (14 a 11).
A partir daí, as ações passaram a ser mais equilibradas. Lessa saiu do banco do Mogi e reforçou a defesa do Mogi que, em duas interceptações, conseguiu encostar de vez do marcador (17 a 16). O jogo, porém, era lá e cá, e a Unifacisa encontrou os espaços no garrafão para responder e fechar o primeiro quarto na frente: 24 a 18.
Gruber, do Mogi, foi o cestinha no primeiro tempo que terminou com vitória parcial da Unifacisa — Foto: Antonio Penedo/Mogi Basquete
No segundo período, a equipe da Paraíba assumiu as principais ações ofensivas. Sempre atrasado na marcação, Mogi passou cometer mais faltas e ficou rapidamente pendurado, tanto nas infrações individuais, quanto nas coletivas. Automaticamente, o time começou a defender com mais cautela e a Unifacisa aproveitou as brechas para imprimir um volume ainda maior. Com um jogo mais fluído e boas contribuições do ala-pivô Pastor e do ala Betinho, que saíram do banco, a Unifacisa abriu dez de vantagem (32 a 22).
Mogi seguia com dificuldades para acertar o sistema ideal, mas não deixou a diferença aumentar. Ao contrário: entre um rebote de ataque e uma ou outra boa defesa, o time conseguiu reduzir o prejuízo e a partida foi para intervalo com o placar aberto: 39 a 34.
Betinho saiu do banco e se tornou um dos cestinhas da Unifacisa no duelo contra Mogi — Foto: Antonio Penedo/Mogi Basquete
No retorno dos vestiários, Mogi viu Fúlvio surgir no ataque com duas bolas de três, mas o ataque da Unifacisa foi o mais agressivo. Vezaro, com oito pontos no período, além de Betinho e João Vitor, que saíram do banco e somaram juntos mais 17 pontos, a equipe ampliou o domínio em quadra e foi para o quarto final com uma boa vantagem: 68 a 54.
Essa superioridade foi amplamente mantida nos dez minutos finais. Dessa vez, a equipe aproveitou o bom rendimento do ala Rafa e chegou a 19 pontos de frente. Do outro lado, o técnico Guerrinha fez trocas, pediu tempo, mas o time não conseguiu encaixar uma boa defesa ou uma sequência de ataques para quebrar a regularidade do jogo da Unifacisa. Nesse ritmo, o time de Campina Grande não teve sustos no final e confirmou a quarta vitória seguida no NBB: 88 a 70.
Fonte: GE PB