Reforma na maior ala do Isea entra em fase final e espaço será 100% climatizado
Uma nova maternidade está nascendo. Com seus quase 72 anos de fundação, o Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea) está passando por uma completa requalificação. A Prefeitura de Campina Grande está finalizando a reforma da maior ala da maternidade, a Ala das Flores, que possui 52 leitos, sendo 26 para gestantes e 26 para recém-nascidos. Além disso, o Centro de Parto Normal Mãe Izabel também está passando por uma reforma estrutural.
Na reforma da ala foram realizadas as trocas das janelas antigas, das portas, a substituição das camas dos leitos e dos assentos para os acompanhantes, a reforma completa dos banheiros com chuveiro quente, instalação de ar-condicionado, além de uma nova pintura e a revitalização do piso, além das melhorias estruturais.
A Ala das Flores é um alojamento conjunto, sendo um local em que a mulher e o recém-nascido permanecem juntos e em tempo integral até receberem alta médica. São admitidas neste setor as puérperas de risco habitual, puérperas de alto risco e pacientes para tratamento clínico. A ala conta com enfermarias identificadas com nomes de flores como a Bromélia, Dália, Orquídea, Rosa, Lírio. Tudo para deixar o ambiente hospitalar mais aconchegante e acolhedor para as famílias.
CPN – No Centro de Parto Normal, voltado para o parto natural humanizado, as salas de parto estão sendo revitalizadas. O objetivo é oferecer uma estrutura melhor às gestantes. O CPN terá um espaço ainda maior e mais adequado para admitir gestantes. O local também será completamente climatizado. Está sendo feita nova pintura do setor, troca de piso e uma nova iluminação interna.
Ambiente aconchegante e acolhedor, que atende gestantes de baixo risco e que estejam em trabalho de parto, o CPN oferece um serviço humanizado, onde a grávida é assistida por enfermeiras obstetras, técnicas de enfermagem e uma equipe médica de pediatras e obstetras que atuam na retaguarda para os casos de urgências. A gestante tem todo o conforto e assistência necessários para ter o seu bebê de parto normal, permanecendo da admissão até a sua alta.
Ala Nova – O próximo passo será a completa reforma e expansão do centro cirúrgico e a revitalização da chamada Ala Nova, que fica próxima à recepção e aos consultórios. O ambiente vai receber melhorias e ajustes para a efetiva implantação dos aparelhos de ar-condicionado, chuveiros quentes nos banheiros e a substituição das camas dos leitos e dos assentos para os acompanhantes. A Ala Nova é a segunda maior enfermaria do ISEA, possuindo 26 leitos para partos de risco habitual (baixo risco) e para pacientes de tratamento clínico,
Melhorias – Desde 2021, a gestão municipal já reformou a Ala Canguru, o Berçário Intermediário, construiu uma Unidade Semi-intensiva e reformou alas menores. O setor do Planejamento Familiar também passou por melhorias. E o Centro Cirúrgico também está sendo reformado.
O Isea é a maior maternidade pública do estado da Paraíba, sendo referência em alta complexidade obstétrica para mais de 170 municípios. O Instituto possui o selo de Hospital Amigo da Criança e da Mulher, título concedido após avaliação realizada pelo Ministério da Saúde, no final de 2022. E o Banco de Leite Humano Dr. Virgílio Brasileiro tem a certificação de padrão ouro do Prêmio Íbero-Americano de bancos de leite materno.
HMI – Paralelamente à essa expansão da rede hospitalar, ambulatorial e de pronto atendimento infantil, a Prefeitura de Campina Grande também busca recursos para viabilizar o projeto de estruturação do Hospital Materno Infantil, que vai agregar hospital pediátrico e maternidade no Município.
Fonte: Codecom