CAMPINA GRANDEPOLÍTICATOP STORIES

Presidência da casa legislativa e mesa diretora são oficializados em posse dos 23 vereadores que irão compor a 19ª legislatura.

Imagens: Josenildo Costa/CMCG

No início da tarde desta quarta-feira (1) tomaram posse no plenário Rômulo José de Gouveia os 23 vereadores eleitos em outubro do ano passado. Após a solenidade de posse, também foi definido, pelos edis da Casa de Félix Araújo, os parlamentares que irão compor a mesa diretora do Poder Legislativo campinense.

Com chapa única e votação unânime, a mesa diretora que irá compor o biênio 2025/2026 ficou: Presidente: Saulo Messias Garcia Ribeiro (Saulo Germano) 1º vice-presidente: Luciano Breno Chaves Pereira (Pr. Luciano Breno); 2º vice-presidente: Cledson Rodrigues da Silva (Dinho papa-léguas); 3º vice-presidente: Waleria Assunção Tavares de Oliveira (Waleria Assunção). Secretários: 1º Secretário: Saulo Gonçalves Noronha (Saulo Noronha); 2º Secretário: Josilene Maria de Oliveira (Jô Oliveira); 3º Secretário: Rafael Pereira de Sousa (Rafafá)

Em seu discurso, o presidente Saulo Germano (Podemos) agradeceu a Deus pelas conquistas e pediu sabedoria nas tomadas de decisões e conduzir os trabalhos legislativos. Agradeceu aos vereadores pela confiança em seu nome para presidir a casa.

“Hoje, dia primeiro de janeiro de 2025, gostaria de desejar a todos um feliz ano novo. Que seja um ano de muitas realizações para todos nós. Quero iniciar essa fala externando minha infinita gratidão a Deus, o dono da minha vida e autor da minha história, a quem me dirijo em todos os momentos para que eu possa ser guiado em meus pensamentos, palavras e ações.

Que ele ilumine o meu caminho, me dê sabedoria para fazer escolhas justas e me fortaleça em minha jornada. Obrigado, meu Deus, por permitir que este humilde filho viva todas as suas promessas. Quero parabenizar aos vinte e três vereadores que, hoje, foram empossados para exercerem esse mandato de 2025 à 2028. Convoco a todos para fazer uma legislatura na aprovação de projetos que beneficiem o povo de Campina Grande.

É com muita alegria e profunda gratidão que estou sendo empossado vereador dessa cidade pelo terceiro mandato consecutivo e hoje escolhido, por unanimidade, pelos nobres vereadores para presidir esta casa e guiar decisões que impactam diretamente a vida dos campinenses.

Agradeço a confiança depositada em mim e me sinto honrado em conduzir os trabalhos desta casa legislativa que é um dos pilares, fundamentais, para a democracia em nossa cidade.

Assumo esta função com o compromisso de atuar com transparência, seriedade e dedicação. Sempre buscando o bem estar coletivo e o desenvolvimento de Campina Grande. Sei que os desafios são muitos, mas também tenho plena confiança que juntos podemos construir as soluções necessárias para atender às diversas demandas de Campinas Grande”

Em sua fala, o presidente Saulo Germano relembrou sua trajetória, inicialmente assessorando o seu irmão Joselito Germano Ribeiro (Joia Germano) que seguiu o legado de seu pai, quando este se afastou da política. Destacou a participação em movimentos e ações sociais, apoiando o esporte e quadrilhas juninas; atuou na associação da sabe de Bodocongó, onde se tornou o presidente mais bem votado. Depois, seguiu para a política, conseguindo seu primeiro mandato em 2016, lembrando com carinho o seu primeiro gabinete, uma cantina cedida pelo amigo Hamilton. O presidente Saulo Germano finalizou o discurso homenageando a sua mãe, que faleceu quando ele tinha apenas sete anos, destacou o amor pelo pai, hoje com noventa e três anos, agradeceu a sua irmã por tê-lo criado com carinho e dedicação e agradeceu o apoio da esposa e filhas.

A vereadora Waleria Assunção (PSB) agradeceu os 3.446 votos recebidos; os amigos, familiares e o apoio dos protetores da causa animal. Destacou a alegria em compor a bancada feminina expressiva, com oito mulheres, nessa nova legislatura.

“Quero cumprimentar aqui agora, seguindo o rito do protocolo solene, as autoridades aqui presentes, aos colegas vereadores, com destaque para nossa bancada feminina, as mulheres que estão presente nessa décima nona legislatura da casa de Félix Araújo. É com muita honra que eu integro essa bancada”

Disse que continuará lutando pela causa animal. Saudou os colegas jornalistas, profissão que exerceu por mais de vinte e cinco anos.

“Quero saudar os colegas jornalistas. Sem eles, a informação e a democracia não seriam possíveis. Quero dizer à população de Campina, de forma breve, que podem contar com a jornalista que conhece as demandas de uma cidade como Campina Grande; com a ativista da causa animal.

Eu vou lutar, sim! por todas as demandas da sociedade, usando a minha voz, como sempre fiz(…) Só que agora, no outro patamar, estando num local de poder, legítimo! E que aquela voz que não se calou aqui, ela não vai se calar. Podem ter certeza, vou continuar fazendo o meu trabalho, agora como uma parlamentar. Sempre como pautei a minha vida inteira, pessoal e profissional, com ética, respeito e com a verdade.”

O vereador reeleito pela 10ª vez, Pimentel Filho (PSB), falou do legado de seus pais na política, do apoio dos seus familiares, esposa e filhos, e destacou que em seus 65 anos, têm mais tempo de vida dedicados à vida pública, buscando melhorias para o povo de Campina Grande.

“Eu venho de um legado do saudoso vereador Antônio Alves Pimentel e de minha mãe Iracema Pimentel que teve, nessa casa, vinte e cinco anos. Foram cinco mandatos. Dois deles de seis anos e um de cinco(…)

“Nesses sessenta e cinco anos de vida que tenho, trinta e seis anos, e ao fim desse novo mandato quarenta anos, dedicados a essa casa e a minha cidade. Eu tenho mais tempo nessa casa, mais da metade da minha vida, dedicados aos trabalhos desta casa e de minha querida Rainha da Borborema. Sou grato! A minha cidade de Campina Grande por me confiar, pela décima vez, para o décimo mandato.

Minha gratidão ao meu Deus pai que permitiu que eu estivesse aqui. Que me deu mais um sopro de vida e vocês sabem o que passei (…)” destacou

O ex-vereador e presidente da casa, Marinaldo Cardoso (Republicanos), usou a tribuna para agradecer os colegas pelas palavras de reconhecimento pelo seu trabalho legislativo. Parabenizou os novos vereadores e os que se reelegeram; destacou a vitória de sua esposa Ana Maria da Costa (Aninha Cardoso); o grande papel da imprensa, para o processo democrático, e das grandes conquistas em prol da cidade no comando da Casa de Félix Araújo, como a duplicação da BR 230. Disse que estará sempre trabalhando em favor da cidade, em outras trincheiras, e que os colegas vereadores e vereadoras podem contar com ele e sua experiência adquiridos ao logo das cinco legislaturas. Finalizou dizendo que ainda não tinha aprendido a dizer adeus.

“A experiência que tenho nessa casa estarei sempre fazendo o possível para repassa-la. Eu quero aqui, para finalizar, primeiramente agradecer aos amigos da imprensa. A imprensa que é essencial para o andamento dessa casa. É a imprensa que ajuda na administração dessa casa. E vocês da imprensa, eu quero agradecer a todos pela divulgação dos trabalhos legislativos e também pelas críticas, que fazem parte do processo democrático (…)”

Finalizo, mais uma vez, agradecendo a Deus e digo para vocês que estarei em trincheira de luta defendendo Campina. Defendendo campina, mas defendendo da forma que sei defender, sem querela, sem discussão e sempre lutando por bandeira branca, como foi o caso da BR-230(…)

Então, finalizo dizendo a vocês, muito obrigado! A minha última palavra é de gratidão! primeiramente a Deus e depois a todos vocês. Mas, finalizo repetindo… Não aprendi dizer adeus” finalizou

O vereador Severino da Prestação (MDB), em seu discurso, falou da importância de não desistir de seus sonhos. Ele disse que buscava a eleição há doze anos. Chegou a exercer o mandato como suplente, mas que seu desejo era ocupar, através da vitória nas urnas, uma cadeira entre os 23 vereadores eleitos.

Eu quis vir aqui para dizer as pessoas que é muito importante a gente ser insistente naquilo que queremos, naquilo que a gente deseja(…)

Eu trabalhei por doze anos pra chegar aqui. Essa é a quarta disputa que passei para chegar aqui. Já tinha chegado antes, é verdade, mas na condição de suplente. Como titular do mandato, foram doze anos pra chegar até aqui.

Então, o que me motivou a vir aqui na Tribuna nesse momento foi para falar com todos vocês que estão nos vendo nesse momento. Vale a pena nós lutarmos pelos nossos objetivos. No mais, quero agradecer imensamente e em primeiro lugar a Deus e em segundo a minha família que acreditou em mim e que sempre esteve comigo nesse nosso projeto. Agradecer a meus filhos, a minha esposa, a todos os meus familiares e amigos”

Finalizou agradecendo a Deus, a família, os amigos e os 3.928 votos recebidos pelo povo de Campina Grande no último pleito eleitoral.

Em seu discurso na Tribuna da casa de Félix Araújo, o vereador Wellington Cobra (PSB) agradeceu a Deus pelo sonho realizado; os familiares pelo apoio incondicional quando o mesmo decidiu ocupar um cargo eletivo. Falou das dificuldades enfrentadas na jornada até a vitória nas eleições e das pessoas que sempre estiveram ao seu lado, nos momentos mais difíceis.

“Me permita agradecer a todos aqui, mas primeiramente agradecer a Deus pela oportunidade. Eu sonhei e Deus realizou o sonho dessa legislatura, deste mandato. Eu agradeço primeiramente a Deus e entrego esse mandato, essa legislatura 2025/2028 nas mãos do nosso Senhor Jesus Cristo. Para que ele abençoe e nos guie nessa caminhada, nessa árdua caminhada (…) Gostaria de agradecer também aqueles que estiveram comigo nesses momentos mais difíceis da minha vida. Aos meus pais Maria Goretti, que está ali, e ao meu pai, sargento Dourival; aos meus irmãos, na pessoa de Wendel, meu irmão gêmeo; a minha esposa, o amor da minha vida, aquela que esteve comigo nos momentos mais difíceis, lutando lado a lado; aos meus filhos e a todos que estiveram comigo”

O vereador Olimpio Oliveira (Podemos), eleito pela sexta vez, agradeceu a Deus, a sua familía, esposa e filha, ao povo de Campina Grande pelo sexto mandato e principalmente agradeceu o voto de confiança das pessoas anônimas que confiam em seu nome e em seu trabalho, mesmo sem o conhecer pessoalmente

“Imagina só a emoção de você receber a confiança de Campina Grande pela sexta vez? Imagina só você estar assumindo o sexto mandato com entusiasmo como se estivesse assumindo o primeiro. Esse entusiasmo vem da gratidão a Campina Grande.

hoje, eu queria agradecer, de forma especial, o eleitor anônimo. Aquele que nunca apertou a minha mão; aquele que nunca me cumprimentou; aquele que não sabe onde eu moro; aquele que nunca me deu um bom dia, boa tarde ou boa noite, mas que acredita no trabalho do vereador Olímpio Oliveira” Finalizou.

A solenidade, que contou com a presença de autoridades, familiares, amigos e a imprensa campinense, foi realizada no plenário Rômulo José de Gouveia. Uma homenagem do então presidente Marinaldo Cardoso ao saudoso Deputado Federal e ex-presidente da Casa, por sua postura admirável e pelos trabalhos prestados aos cidadãos da Rainha da Borborema e de todo o estado.

Após a cerimônia, os vereadores seguiram para o Teatro Municipal Severino Cabral para participar da posse do prefeito eleito Bruno Cunha Lima (União). Este, como manda o rito, empossado pelo atual presidente da Casa Legislativa do município, Saulo Germano.

A sede da Câmara Municipal de Campina Grande, localizada na Av. Santa Clara, s/n, no bairro do São José, passa por uma grande reforma. A primeira etapa foi concluída com o aprimoramento do Plenário; da galeria e a instalação das duas saídas de emergência. Uma localizada ao lado do setor destinado aos meios de comunicação e a outra localizada ao lado do espaço reservado aos assessores parlamentares. A finalização das obras está prevista para setembro deste ano.

Fonte: Redação com DIVICOM/CMCG

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.