ESPORTESTOP STORIES

Paulo Wanderley vence eleição e seguirá à frente do COB por mais quatro anos

Paulo Wanderley seguirá à frente do Comitê Olímpico do Brasil por mais quatro anos. Ao lado de Marco Antônio La Porta, vice-presidente, o atual mandatário venceu a realizada nesta quarta-feira, em um hotel na Barra da Tijuca, no Rio de Janeiro. A chapa “Força é União” superou os dois candidatos de oposição, Rafael Westrupp e Hélio Meirelles. O resultado oficial foi de 26 votos para a situação, 20 para Rafael e dois para Helio, sem precisar de um segundo turno.

O presidente do COB, Paulo Wanderley — Foto: Wander Roberto/COB

O presidente do COB, Paulo Wanderley — Foto: Wander Roberto/COB

Ex-presidente da Confederação Brasileira de Judô durante 16 anos, Paulo Wanderley assumiu a presidência do COB em outubro de 2017, após a queda de Carlos Arthur Nuzman, envolvido em casos de corrupção. Durante o seu primeiro mandato, o dirigente promoveu uma reforma de estatuto que aumentou a participação dos atletas no colégio eleitoral (de um para 12) e facilitou o processo de candidaturas.

– Se tivemos pela primeira vez em décadas três chapas na eleição, se tivemos pela primeira vez a participação fundamental do atleta, isso foi fruto da reforma estatutária que conduzi, junto com o segundo lugar do Pan de Lima, a reforma estatutária é o maior motivo de orgulho desses três anos de gestão – disse Paulo Wanderley no discurso.

Agora, porém, Paulo Wanderley terá o desafio de buscar alternativas para aliviar os cofres do COB e conseguir novos recursos. Em meio à crise econômica causada pela pandemia de coronavírus, o mandatário também terá a missão de conseguir dar condições de preparação da delegação brasileira rumo às Olimpíadas de Tóquio, em julho de 2021.

Eleição COB — Foto: João Gabriel

Eleição COB — Foto: João Gabriel

– Daremos mais apoio à comissão de atletas do COB, que tem sido fundamental e mostrado amadurecimento, e a demonstração foi hoje. A comissão terá mais apoio jurídico, financeiro e de comunicação, bem como orçamento próprio – completou.

Conselho de administração do COB eleito:

José Luiz Vasconcellos (Ciclismo)
Anders Pettersson (Desportos na Neve)
Matheus Figueiredo (Desportos no Gelo)
Raphael Nishimura (Escalada Esportiva)
Alberto Cavalcanti Jr (Taekwondo)
Silvio Acácio Borges (Judô)
Ernesto Teixeira (Triatlo)
Ricardo Leyser – membro independente

Fonte: GloboEsporte.com

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.