Paleontólogo brasileiro acha, em MG, ovos de 80 milhões de anos
Imagem: Divulgação/GEOPAC
Nesta segunda-feira (22), o paleontólogo Paulo Macedo encontrou ovos fósseis, com estimativa de 80 milhões de anos, de possível dinossauro ou crocodilo. O achado se deu em obra de rodovia entre Minas Gerais e Goiás, mais especificamente no município de Monte Alegre de Minas (MG).
Foram encontrados, pelo especialista, cinco ovos. Suas características se assemelham a ovo de ave alongado, com casca lisa e sem ranhuras. Estima-se que seu tamanho seja de 6 cm.
Entre os fósseis, dois ovos estão fragmentados, um parcialmente quebrado e dois intactos. Esses últimos podem revelar qual tipo de embrião estava dentro de todos. A espessura da casca é de somente um milímetro, algo padrão em ovos de dinossauros carnívoros.
Por ora, não se sabe se os ovos rompidos eclodiram, ou se o soterramento foi o responsável. Novos estudos serão realizados para entender melhor esses e outros achados na região das obras.
Raridade em nosso País
Ovos fósseis são raros no Brasil. Os mais recentes apareceram perto de Presidente Prudente (SP) e próximo de Uberaba (MG) e Uberlândia (MG). Os achados desta segunda-feira (22) encontrados por Macedo, que trabalha em empresa de Consultoria em Geologia e Paleontologia, que trabalha no local.
A Ecovias Serrado, que administra as rodovias BR 365 e BR 153, auxiliou na retirada dos fósseis, locado agora no laboratório de paleontologia da UEMG, em Ituiutaba (MG).
Fonte: Olhar Digital