O intérprete de Darth Vader,David Prowse, morre aos 85 anos
David Prowse, o campeão de levantamento de peso e fisiculturista inglês que forneceu seu corpo de 1,80 metro – mas não a voz ou a respiração profunda – para retratar Darth Vader na trilogia original de Star Wars , morreu no início da manhã de sábado após uma curta doença . Ele tinha 85 anos.
A morte de Prowse foi confirmada por seu agente, Thomas Bowington, na noite de sábado. A Bowington Management também compartilhou a notícia no Twitter, anunciando seu falecimento com “grande pesar e uma tristeza de partir o coração para nós e milhões de fãs ao redor do mundo.”
Nascido em 1º de julho de 1935, em Bristol, Inglaterra, Prowse foi diagnosticado erroneamente com tuberculose no joelho e forçado a usar uma tala na perna por quatro anos quando era jovem (descobriu-se que ele realmente tinha osteoartrite). Mesmo assim, ele competiu pelo título de culturismo do Mr. Universe em 1960 antes de capturar o campeonato britânico de levantamento de peso por três anos consecutivos, de 1962-64. (Aos 50 anos, ele ainda era capaz de levantar 700 libras.)
As primeiras incursões de Prowse como ator incluíram shows em The Beverly Hillbillies , The Saint e Doctor Who , e ele estrelou como “The Mighty Tonka” em um comercial de brinquedo dirigido por Ridley Scott.
George Lucas o viu em Laranja Mecânica e ofereceu-lhe um papel no primeiro Star Wars (1977).
“Lucas me disse: ‘Você pode escolher entre dois personagens no filme”, lembrou Prowse em uma entrevista de 2016. “Ele disse, ‘Há um personagem chamado Chewbacca, que é como um enorme urso de pelúcia, ou alternativamente, há o vilão principal na peça.’ Bem, não há escolha, não é? Muito obrigado, vou ficar com a peça do vilão. “
Prowse não percebeu que sua cabeça e rosto estariam cobertos por aquele capacete e máscara agora icônicos inspirados no Samurai ou que sua roupa, feita de fibra de vidro e couro, pesaria 18 quilos e seria extremamente, desconfortavelmente quente.
“Depois que [a máscara] foi colocada, fiquei praticamente cego, e o calor gerado pelo traje obedeceu às leis da física e viajou para cima, direto para a mistura”, escreveu ele em suas memórias de 2005, Straight From the Force’s Mouth . “Isso embaçava imediatamente as oculares, o que era inconveniente, para dizer o mínimo, mas não era um problema intransponível, desde que eu pudesse olhar para baixo pelo recorte triangular sob a moldura do nariz da máscara e usá-lo como um olho mágico.”
Prowse, que nos últimos anos fez publicidade para a cantora galesa Jayce Lewis, era casado desde 1963 com Norma Scammell e tinha três filhos.
O ator disse que Lucas o acusou injustamente de vazar a notícia da morte de Vader para a mídia e acabou proibindo-o de participar das convenções oficiais de Star Wars . (Um jornalista que divulgou a história revelaria anos depois que Prowse não era sua fonte.) Mesmo assim, ele continuou muito procurado, mas em outubro de 2017 anunciou que estava se aposentando e não faria mais aparições públicas.
Claro, “ninguém jamais esquecerá Darth Vader”, disse ele em 2012, “e é uma grande honra para mim ter interpretado o maior vilão da tela de todos os tempos.”
Fonte: Hollywoodreporter