MUNDO

Nuvem de poeira vinda do deserto do Saara atinge EUA, Mexico e Cuba.

Uma enorme nuvem de poeira vinda do deserto do Saara escureceu o céu sobre partes do Caribe.

A poeira vem se movendo da África sobre o Oceano Atlântico.

No domingo, chegou a Porto Rico e desde então cobriu Cuba e partes do México.

As ilhas do Caribe de Guadalupe e Martinica estão sofrendo sua pior névoa há pelo menos uma década, e as autoridades de saúde de Cuba estão alertando que isso pode aumentar os problemas respiratórios.

Nuvens de poeira como essa são criadas quando o vento sopra fortemente sobre o deserto do Saara, levantando poeira e areia para o céu.

Uma vez levantadas do solo por ventos fortes, as nuvens de poeira podem atingir altitudes muito altas e serem transportadas para todo o mundo, cobrindo milhares de quilômetros.

Nesse caso, a poeira chegou até o México, a oeste, e a cidade americana de Miami, ao norte. A qualidade do ar em Miami foi relatada como moderada na manhã de quinta-feira, mas pode piorar à medida que a nuvem se torna mais densa.

A nuvem passou dias se movendo pelo Caribe e sua vasta extensão se torna clara a partir de imagens de satélite.

Em Cuba, as pessoas pararam para tirar fotos do céu amarelo na quarta-feira.

Fotógrafos tiram fotos da fortaleza da era colonial "El Morro Cabana", enquanto a poeira carregada pelos ventos do deserto do Saara encobre Havana, Cuba, em 24 de junho de 2020.

Autoridades de saúde cubanas alertaram os moradores de que aqueles que sofrem de asma e outros problemas respiratórios podem piorar suas condições.

O meteorologista cubano José Rubiera disse que, embora as nuvens de poeira do Saara não sejam incomuns, a densidade da atual está “bem acima dos níveis normais”.

Fonte: BBC

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.