NO IPC: Polícia Civil realiza treinamento sobre comparações de perfis balísticos
A Polícia Civil da Paraíba, por meio do seu Instituto de Polícia Científica (IPC), realizou nessa quinta-feira, 10 de agosto, um treinamento para delegados lotados na 1ª Superintendência de Polícia Civil. O curso foi ministrado por peritos do IPC, especializados em análises de confronto balístico e que operam no Sistema Nacional de Análise Balística (Sinab) aqui na Paraíba.
O treinamento aconteceu no auditório do IPC de João Pessoa e abordou vários aspectos do Sinab, que é um projeto instituído em 2021 com o objetivo de integrar investigações de todas as unidades da Federação e da Polícia Federal em um banco de dados voltado a comparações balísticas.
Por esse mecanismo, é possível saber se determinada arma de fogo foi utilizada em mais de um crime, contribuindo, assim, na elucidação desses delitos. Além das armas, os elementos da munição – projéteis e estojos – também são periciados.
O IPC da Paraíba possui cinco peritos especializados em análises de confronto balístico. Entre as 27 unidades federativas do Brasil, a Paraíba foi o 9º estado a implantar esse importante sistema de análises periciais, reforçando os meios de investigação criminal.
Fonte: PCPB