ENTRETENIMENTOTOP STORIES

Memes de Barbenheimer provocam reação furiosa no Japão

A Warner Bros. Japan pede desculpas depois que a conta do Twitter dos EUA para o filme promove postagens que parecem fazer pouco caso dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki.

#NoBarbenheimer tem sido tendência no Twitter japonês nos últimos dias em meio a uma resposta irada à conta oficial da Barbie dos EUA na plataforma, comentando memes vistos como usando os bombardeios atômicos como piadas.

Postagens com mashups dos filmes da Barbie e Oppenheimer com explosões ao fundo e Barbie com o cabelo em forma de nuvem de cogumelo de bomba atômica tiveram reações positivas da conta @barbiethemovie. Uma postagem com os dois atores principais dos filmes diante das chamas apocalípticas atraiu o comentário “Vai ser um verão inesquecível”. Enquanto isso, o tweet do penteado de nuvem em forma de cogumelo fez com que a conta dos EUA postasse “Este Ken é um estilista”, em uma aparente referência ao namorado de Barbie, interpretado por Ryan Gosling no filme.

A Warner Bros. Japan divulgou na segunda-feira uma declaração de desculpas, que foi vista no Twitter quase 30 milhões de vezes, pelos comentários postados pela conta do filme nos EUA, chamando-os de “muito lamentáveis” e dizendo que “falta de consideração”. Acrescentou: “Levamos esta situação muito a sério e estamos solicitando que a sede dos EUA tome as medidas apropriadas”.

Mais tarde na segunda-feira, o Warner Bros. Film Group nos EUA apresentou seu próprio pedido de desculpas e disse que removeria os tuítes ofensivos.

Muitos usuários japoneses do Twitter agradeceram o pedido de desculpas, mas continuaram zangados com as postagens originais e os comentários da conta da Barbie nos Estados Unidos.

O usuário do Twitter @mankodaisuki58 respondeu ao pedido de desculpas com uma foto de Barbie sentada nos ombros de Osama Bin Laden em frente a prédios em chamas no mesmo estilo de uma das postagens originais. Tem a legenda ‘visitando os lugares das cenas do filme’ em japonês e ‘Vai ser um verão inesquecível’ em inglês.  

@akishmz twittou: “Verão para lembrar que, para a equipe de filmagem da Barbie e para Hollywood, mais de 200.000 mortes até o final de 1945 (e meio milhão até agora) por duas bombas atrozes são algo que eles se sentem à vontade para brincar para promover seu precioso verão. sucesso de bilheteria”.

Barbie será lançada no Japão em 11 de agosto, menos de uma semana após os aniversários dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki em 6 e 9 de agosto, respectivamente. Esse momento era irrelevante até que um filme baseado em uma boneca popular tornou-se inextricavelmente ligado à história do homem instrumental na criação de uma arma que matou cerca de 200.000 civis e, nas décadas subsequentes, trouxe morte e doenças para dezenas de milhares mais.  

Oppenheimer ainda não recebeu uma data de lançamento no Japão, mas quase certamente será definido para o que é visto como um intervalo respeitoso após os serviços fúnebres dos bombardeios atômicos, um período que pode ter apenas se alongado. No entanto, ao contrário de algumas especulações antes mesmo da controvérsia atual, é improvável ao extremo que o protagonista de Cillian Murphy seja banido – algo que os governos japoneses modernos não costumam fazer.   

O impacto que a má vontade gerada pelas postagens tem sobre o desempenho de Barbie e Oppenheimer no terceiro maior mercado teatral do mundo ficará mais claro quando os dois filmes forem lançados.

Fonte: Hollywoodreporter

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.