Marcelinho Paraíba retoma a aposentadoria e quer iniciar 2021 já exercendo o cargo de técnico
Depois de disputar os dois últimos jogos do Treze na Série C do Campeonato Brasileiro, mas não conseguir evitar o rebaixamento do time, Marcelinho Paraíba vai retomar a aposentadoria. Em conversa exclusiva com o GE Paraíba, ele demonstrou muita tristeza pela queda do Alvinegro na Terceirona, revelou que o acordo com a diretoria era só para as partidas finais do Galo na competição e admitiu que quer iniciar 2021 como treinador de algum clube.
Com o rebaixamento do Treze consumado, Marcelinho Paraíba se pronunciou e demonstrou muita tristeza pela queda do time que ele ajudou a subir da Série D para a C no ano de 2018.
Estou muito triste com o rebaixamento do Treze. A gente fez tudo para tentar escapar da queda, mas infelizmente não foi o suficiente. E, dentro de campo, eu me incluo, pois fiz parte da campanha. — confessou Marcelinho Paraíba.
O ano de 2020 para Marcelinho Paraíba foi bastante movimentado. O meia iniciou a temporada pela Perilima, de Campina Grande, chegando a se aposentar durante a campanha da equipe no Campeonato Paraibano. Depois disso, ele chegou integrar a comissão técnica da Águia, mas aceitou o desafio de seguir nessa carreira pelo Treze, onde é quase que unanimidade, conta com o prestígio de diretoria e torcida. No Galo, ele assumiu o cargo de auxiliar técnico permanente. Lembrando que ele já havia jogado com a camisa do time em diversas oportunidades na reta final de sua jornada como meia.
Marcelinho Paraíba se aposentou em março vestindo a camisa da Perilima. Em novembro, retomou a carreira pelo Treze — Foto: Raniery Soares / GloboEsporte.com
O problema foi que a campanha trezeana na Série C foi bastante conturbada, lutando contra o rebaixamento até a última rodada no Grupo A. Restando duas partidas para o fim da primeira fase, o Galo surpreendeu ao inscrever Marcelinho no BID da CBF como jogador. O experiente meia firmou um acordo com diretoria e comissão técnica para tentar salvar a equipe do descenso.
Nos dois jogos que disputou pelo Treze na campanha de 2020, Marcelinho Paraíba não completou os 90 minutos. Contra o Vila Nova, ele entrou na segunda etapa, quando o Galo perdia por 1 a 0, e ajudou o time a chegar ao gol de empate. No entanto, o meia sentiu o desgaste e teve que deixar o campo após pouco mais de 30 minutos jogados.
Já no empate em 1 a 1 com o Botafogo-PB no último sábado, ele começou jogando, estava atuando quando o Alvinegro de Campina Grande abriu o marcador diante do Belo, mas seguiu na partida só até os 10 minutos da etapa final. Quando o time da casa conseguiu igualar o marcador, Marcelinho já estava no banco.
Por causa de tudo isso que aconteceu nas últimas duas partidas, Marcelinho avaliou como positivo o seu retorno aos gramados, mas lamenta demais o rebaixamento. O jogador aproveitou para agradecer o carinho que recebeu dos torcedores nessas duas semanas para os jogos.
– Agradeço demais o carinho da torcida. Eu recebi muitas mensagens positivas após entrar em campo para ajudar o clube. Infelizmente, não conseguimos evitar o rebaixamento, mas, pessoalmente, acho que contribuí da melhor maneira possível. Contra o Vila Nova, quando entrei, estávamos perdendo, depois, quando eu saí de campo, tínhamos conseguido empatar. No clássico, no tempo que joguei, conseguimos sair na frente. Só levamos o empate depois que deixei o jogo. Então a minha avaliação é que consegui ajudar a equipe, apesar de não ter sido o suficiente. Aí me coloco junto do torcedor: também senti muito esse rebaixamento – frisou Marcelinho Paraíba.
Marcelinho Paraíba, aos 45 anos, em ação no trabalho de aquecimento pelo Treze — Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze
Após o apito final no Clássico Tradição e o rebaixamento do Treze, poucas pessoas do clube se pronunciaram. A diretoria segue em silêncio, assim como o técnico Márcio Fernandes. Na ocasião do último sábado, o zagueiro Nilson Júnior foi quem falou, ainda no gramado do Estádio Almeidão.
Aposentadoria retomada e futuro como treinador
Com o encerramento da campanha do Treze em 2020, Marcelinho admitiu que está novamente aposentado dos gramados, fez apenas um sacrifício para tentar evitar a queda do Galo na Série C. A partir de agora, o ex-jogador quer assumir de vez o cargo de treinador, seja na Paraíba ou em outro estado.
– Então, o acordo que fiz com a diretoria era para cumprir dois jogos. Com o fim da temporada, vou retomar a aposentadoria e seguir na busca pelo objetivo de me tornar treinador. Eu quero começar a carreira já no ano que vem, seja na Paraíba ou em outro lugar – disse o ex-jogador.
Marcelinho Paraíba foi auxiliar permanente do Treze na temporada, contribuindo no comando de Márcio Fernandes — Foto: Cassiano Cavalcanti / Treze
Por fim, Marcelinho também aproveitou para colocar o seu nome à disposição do Treze. Ele confessou que ainda não teve uma conversa com a cúpula trezeana, mas disse ter ambição de assumir o comando do Alvinegro na temporada 2021. No próximo ano, o time vai ter um calendário cheio, com as disputas na Copa do Nordeste, na Copa do Brasil, no Campeonato Paraibano e, é claro, na Série D do Campeonato Brasileiro.
Por sinal, de Série D pelo Treze Marcelinho entende bastante. Afinal, ele foi o líder da equipe na campanha do acesso em 2018.
– Eu ainda não conversei com a diretoria do Treze, mas o meu nome está à disposição. Gostaria de dirigir o time no ano que vem, uma temporada importante, com o estadual, a Copa do Nordeste, a Copa do Brasil e também a Série D. Tenho experiência nessa competição, e o time deve sim entrar na busca pelo acesso, que conquistamos em 2018 – completou.
Fonte: Cisco Nobre, do GE PB