James Earl Jones: Morre a voz do icônico vilão de Star Wars, Darth Vader.
James Earl Jones, premiado com um Oscar honorário, superou a gagueira para se tornar uma figura icônica em filmes como ‘A Grande Esperança’, ‘O Rei Leão’, ‘Campo dos Sonhos’ e ‘The Sandlot’. A sua voz marcante o tornou lendário como Darth Vader em Star Wars e Mufasa em ‘O Rei Leão’. Jones faleceu na segunda-feira, aos 93 anos, em sua casa no Condado de Dutchess, Nova York, conforme anunciado pelo Independent Artist Group.
O ator ganhou reconhecimento nacional em 1970 por sua performance no papel do primeiro campeão negro dos pesos pesados dos EUA em ‘The Great White Hope’, indicada ao Oscar. Sua estreia no cinema foi em ‘Dr. Fantástico’ (1964), de Stanley Kubrick, e ele se destacou em filmes como ‘Claudine’ (1974), ‘Campo dos Sonhos’ (1989) e ‘The Sandlot’ (1993).
No teatro, Jones conquistou dois prêmios Tony: um por ‘The Great White Hope’ (1968) e outro por ‘Fences’ (1986), de August Wilson. Recebeu um Oscar honorário em 2011 e um Tony especial em 2017. Jones é uma das poucas pessoas a ter ganhado um Emmy, Grammy, Oscar e Tony, além de ser o primeiro ator a ganhar dois Emmys em um único ano. Ele sempre se mostrou grato e honrado pelas suas conquistas, apesar de ter enfrentado uma severa gagueira na infância.
Fonte: Hollywoodreporter