BRASILCIÊNCIASPARAÍBATOP STORIES

Fundador da Associação Paraibana de Astronomia é homenageado com nome de asteroide

O fundador do Observatório Astronômico da Paraíba e da Associação Paraibana de Astronomia (APA), Rubens de Azevedo, foi homenageado pela União Astronômica Internacional e agora é nome de asteroide. Morto em janeiro de 2008, ele teria completado 100 anos no dia 30 de outubro.

Natural do Ceará, Rubens de Azevedo foi um dos mais importantes astrônomos do país e morou na Paraíba entre 1967 e 1975. Ele deu aulas em várias escolas do estado e ministrou o primeiro Curso Brasileiro de Astronomia pelo Rádio.

A partir do Observatório Astronômico da Paraíba, Rubens de Azevedo participou do programa LION (Lunar International Observers Network), que reunia astrônomos de todo o mundo para observação de fenômenos transitórios lunares durante as missões Apollo. Na noite anterior ao primeiro passo de Neil Armstrong em solo lunar, Rubens observou uma variação luminosa na cratera Aristarco e enviou um telegrama à NASA, que repassou a informação à Apollo 11. Da órbita da Lua, o astronauta Buzz Aldrin confirmou o fenômeno observado por Rubens.

Cúpula do Observatório Astronômico da Paraíba (Foto: Marcelo Zurita/APA)

“Mesmo com todas suas contribuições, ele sempre foi uma pessoa muito simples e tinha certa aversão às vaidades. Talvez por isso tenha tratado com certo desdém o telegrama que havia recebido da NASA com a confirmação de sua observação por Aldrin. O que para muitos estaria emoldurado em uma parede, para Rubens, ficou por muito tempo guardado entre livros e hoje está sumido”, diz o atual presidente da APA, Marcelo Zurita.

A ideia de homenagear Rubens de Azevedo com um asteroide partiu de astrônomos amadores brasileiros. No site da União Astronômica Internacional, o asteroide 84342 já aparece oficialmente com o nome do cearense, acompanhado de texto memorial escrito pelo amigo e ‘discípulo’ Dermeval Carneiro:

“Rubens de Azevedo (1921–2008) foi um astrônomo brasileiro e divulgador da ciência. Ele fundou observatórios e associações, incluindo a Sociedade Brasileira de Amigos da Astronomia, a primeira associação astronômica amadora do Brasil. Ele foi um selenógrafo e participante ativo da Rede Internacional de Observadores Lunar da NASA”.

O asteroide 84342, agora ‘Rubensdeazevedo’, foi descoberto em 2002 pelo brasileiro Paulo Holvorcem e pelo norte-americano Charles Juels.

Fonte: Portal Correio

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.