Criador de ‘Dragon Ball’: Akira Toriyama morre aos 68 anos
Akira Toriyama, o mangaká japonês que criou as incrivelmente populares séries Dragon Ball e Dr. Slump , morreu. Ele tinha 68 anos.
Toriyama morreu em 1º de março de um hematoma subdural agudo, revelou o site oficial de Dragon Ball na sexta-feira e que seu funeral já foi realizado por parentes próximos. “Ele deixou muitos títulos de mangá e obras de arte para este mundo. Graças ao apoio de tantas pessoas ao redor do mundo, ele conseguiu continuar suas atividades criativas por mais de 45 anos”, disse um comunicado no site.
A declaração continuou: “Esperamos que o mundo das obras únicas de Akira Toriyama continue a ser amado por todos por muito tempo”.
Um dos criadores de mangá mais conhecidos e amados do Japão, Toriyama está indelevelmente ligado a Dragon Ball, uma série que ele criou, escreveu e ilustrou e que foi serializada pela primeira vez em 1984. A série repleta de artes marciais, que deu ao mundo personagens como Goku , Piccolo, Bulma e Kuririn, foi posteriormente adaptado para uma série de anime igualmente popular pela Toei Animation ( Dragon Ball e Dragon Ball Z ) no final dos anos 1980 e então geraria toda uma franquia multimídia que é popular e altamente influente em todo o mundo. .
Nascido em 5 de abril de 1955, em Nagoya, Japão, a carreira de Toriyama como mangaká começou aos 20 anos, quando ele enviou trabalhos para a revista Weekly Shōnen Jump . Seu primeiro trabalho publicado foi Wonder Island em 1978, sobre um ex-piloto kamikaze da Segunda Guerra Mundial preso na Ilha das Maravilhas. A continuação, Wonder Island 2 foi publicada em 1979.
Toriyama fez seu nome com o mangá Dr. Slump , que foi serializado pela Weekly Shōnen Jump de 1980 a 1984. A série seguiu as aventuras de uma garota-robô e seu criador, que vivem ao lado dos bizarros habitantes da Vila dos Pinguins. Dr. Slump era conhecido por seu humor bobo e mesquinho e referências à cultura pop e foi um grande sucesso no Japão, vendendo mais de 35 milhões de cópias. Mais tarde, foi adaptado para uma série de anime pela Toei Animation que foi exibida na TV japonesa de 1981 a 1986.
No início dos anos 1980, inspirado por seu amor pelos filmes de kung fu de Hong Kong, especialmente os de Jackie Chan, Toriyama criou a série Dragon Boy , que conta a história de Tangtong, um jovem garoto com habilidades em artes marciais que tem a tarefa de escoltar uma princesa. de volta ao seu país natal. Dragon Boy foi publicado pela primeira vez na Fresh Jump em 1983 e mais tarde evoluirá para Dragon Ball no ano seguinte. Dragon Ball baseou-se mais no kung fu e nas artes marciais, bem como na clássica história chinesa de Jornada ao Oeste. A série conta a história de Son Goku, que está treinando artes marciais, que conhece uma garota chamada Bulma e se junta a ela em sua busca para encontrar as sete Esferas do Dragão e defender a Terra contra humanóides alienígenas chamados Saiyajins.
Publicado na Weekly Shōnen Jump , Dragon Ball foi um sucesso imediato e massivo. A série venderia mais de 150 milhões de cópias no Japão e se tornaria um dos mangás mais vendidos de todos os tempos. Tal como aconteceu com Dr. 1996, e nos anos seguintes, várias séries animadas de Dragon Ball foram feitas.
Na década de 1990, Toriyama começou a ser mais conhecido fora do Japão, à medida que a popularidade do mangá, anime e especialmente das séries animadas Dragon Ball e Dragon Ball Z se espalhava pelo mundo.
Fora de Dragon Ball , Toriyama colaborou com o designer de jogos Yuji Horii, o compositor Koichi Sugiyama e a editora Square Enix na franquia multimídia Dragon Quest. O primeiro lançamento de Dragon Quest , um videogame RPG, foi lançado em 1986 e, desde então, houve sequências e jogos derivados, mangás, animes e romances dentro da franquia de longa duração.
Fonte: Hollywoodreporter