Concurso do INSS: Presidente do INSS segue otimista por autorização de novo edital
Em entrevista concedida para rádio CBN nesta segunda-feira, 07 de junho de 2021, o presidente do INSS, Leonardo Rolim, afirmou estar bastante otimista com a possível autorização de um novo concurso público do órgão.
“De fato, nós precisamos contratar mais servidores. Ano passado, nós contratamos cerca de 3 mil temporários, que vão até o final desse ano, e vamos precisar sim fazer concurso para substituir esses funcionários e substituir também servidores que estão se aposentando“, declarou.
Questionado sobre os possíveis trâmites com o Ministério da Economia, Leonardo foi incisivo. “Nós estamos bem otimistas que teremos a autorização“, disse.
Sobre possível adiantamento de previsão para nova seleção e quantitativo de vagas, o presidente não confirmou oficialmente, mas reforçou a necessidade de serem preenchidas as vacâncias das aposentadorias e dos cargos ocupados temporariamente:
“Tem todo um processo legal com base em prazos. A análise começa a partir de hoje. O levantamento tem um planejamento de longo prazo. Para longo prazo, o volume é bem maior. Pra curto prazo, a nossa necessidade maior é em relação a esses três mil temporários, que vão terminar o contrato no final do ano e aos aposentados dos últimos anos“, disse.
Recentemente o INSS informou que as vagas solicitadas são, na verdade, uma projeção preliminar e que nos próximos dias, a mesma será retificada. Com isso, é possível que o quantitativo de vagas seja alterado, uma vez que eles pretendem seguir a previsão da Lei Orçamentária Anual (LOA 2021).
Fonte: Estratégia Concursos