CONCURSOSPARAÍBATOP STORIES

Cerca de 15 mil candidatos fazem concursos de prefeituras e câmaras da PB neste domingo (1°)

Aproximadamente 15 mil candidatos participam de seis concursos de prefeituras e câmaras municipais da Paraíba neste domingo (1°). Os candidatos devem comparecer ao local de prova de máscara e podem levar álcool gel em recipiente transparente.

Os concursos para as câmaras municipais de Cabedelo e Bayeux e para as prefeituras de São Miguel, Jacaraú, Tenório e Campina Grande são organizados pela Comissão Permanente de Concursos (CPCon).

Os candidatos devem comparecer aos locais de prova com máscara e documento de identidade original. Serão eliminados os candidatos que tiverem um recipiente de álcool em gel que não seja transparente, que não usarem máscara e que não permitirem a verificação de temperatura corporal.

As provas também terão a duração mínima de duas horas e máxima de quatro horas. O candidato que sair antes do prazo mínimo estipulado também será eliminado.

Na prova, os candidatos deverão utilizar caneta esferográfica, de material transparente e tinta azul ou preta.

Características da banca

Além das regras, as provas têm outra coisa em comum, de acordo com o professor de português Erik Anderson: a prova de português.

Segundo o professor, a banca costuma aplicar a mesma prova de português em concursos de cidades diferentes, quando eles ocorrem na mesma data e horário. De acordo com Erik Anderson, a diferença está na escolaridade dos cargos. Por exemplo: os cargos de nível médio de cidades diferentes fazem a mesma prova de português, com as mesmas questões. O mesmo ocorre para os cargos de nível superior.

Outro fator importante é que a prova de português tem o segundo maior peso entre as disciplinas, ficando atrás apenas de conhecimentos específicos. Segundo o professor, as provas de português da CPCon exploram uma boa variedade de gêneros e tipologias textuais, então é bom o candidato estar preparado para ler charge, tiras, cartum, texto informativo, texto opinativo, texto literário e até letra de música.

Além disso, costumam ser abordadas nas provas cerca de 80% a 100% do conteúdo programático de gramática previsto no edital. Para os candidatos, o professor dá as seguintes dicas:

  • Estar afiado(a) em análise sintática da oração e do período é muito importante;
  • É preciso um cuidado especial com a diferença que a vírgula gera entre oração explicativa (com vírgula) e oração restritiva (sem vírgula);
  • Outro aspecto importante é o reconhecimento dos gêneros textuais, especialmente quanto à sua estrutura, propósito comunicativo e linguagem;
  • Por fim, ficar ligado nos valores do QUE e do SE no famigerado verbo “haver”.

Provas deste domingo (1°):

Fonte: G1 PB

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.