Campanha de vacinação contra Poliomielite é prorrogada até 31 de outubro
A Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (Paralisia Infantil), que se encerraria na última sexta-feira, 30, foi prorrogada até o dia 31 de outubro. Em Campina Grande, 64% das crianças, entre 1 e 4 anos de idade, receberam a dose da campanha, que corresponde a pouco mais de 14 mil. O Município tem 22.117 crianças nessa faixa etária e a meta é imunizar 95%, o que representa quase 21 mil.
Locais de vacinação
A vacina, que combate a pólio, está sendo ofertada nas Unidades Básicas de Saúde, Centros de Saúde, creches, escolas e Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), entre outros locais.
A imunização também está sendo disponibilizada no Partage Shopping, de segunda à sexta-feira das 13h30 às 22h e aos sábados de 9h às 12h; na maternidade do Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (ISEA), de segunda à sexta-feira das 7h30 às 19h; e no Terminal de Integração, nas segundas, quintas e sextas-feiras das 8h30 às 16h30, nas terças e quartas-feiras até as 20h e aos sábados das 8h às 12h.
Esquema vacinal de rotina – A vacina contra a poliomielite é aplicada na rotina em crianças aos 2, 4 e 6 meses de idade com a vacina VIP (Vacina Poliomielite Inativada) com esquema de 3 doses, observando-se o intervalo 60 dias, entre as doses, tendo como intervalo mínimo 30 dias entre elas. Caso a criança não tenha esse esquema vacinal completo, ele é complementado com as doses de VIP que faltam.
Para crianças de 1 até 4 anos de idade são recomendadas duas doses de reforço, aos 15 meses e aos 4 anos de idade, com a vacina VOP (Vacina Oral Poliomielite). Caso a criança esteja na faixa etária entre 01 e 04 anos de idade e já tenha esse esquema vacinal completo ou mesmo se não tiver no tempo adequado de receber um desses reforços, recebe a dose extra, que é a dose D da campanha.
Fonte: Codecom