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Boicote: Netflix perde clientes no Brasil com cobrança de taxa adicional

Como já era imaginado, o mundo todo – especialmente os brasileiros – rejeitou a nova taxa cobrada pela Netflix para usuários que compartilham suas contas com pessoas que moram em outro endereço.

A medida foi adotada em 23 de maio. No mesmo mês, a plataforma perdeu 3% de seus usuários ativos mensais (MAUs), em comparação com o mesmo mês em 2022.

Desempenho dos streamings em maio de 2023

  • Segundo a Sensor Tower, o Star+, em contrapartida, viu seus usuários subirem 60% – tendo a ver com a transmissão de eventos esportivos da ESPN;
  • A Netflix também perdeu espaço para HBO Max e Globoplay, que alcançaram 33% e 15% de crescimento, respectivamente, no mês passado;
  • O Prime Video foi o único a decair; perdeu 9% de clientes em maio.

Melhor fora do Brasil

Apesar dos números ruins no Brasil, a Netflix ficou mais estável no exterior. Nos EUA, por exemplo, a gigante dos streamings alcançou 7% a mais em downloads, ante 15% do Hulu. Curiosamente, o Disney+ ficou inerte.

Taxa extra

Há meses que a Netflix “ameaçava” começar a cobrar por contas extras atreladas ao perfil principal (somente as que não estão na mesma residência), mas a medida teve início no fim do mês passado.

A ideia da cobrança de R$ 12,90 (no Brasil) pelo usuário extra veio com a queda nos assinantes – a empresa espera lucrar até US$ 1,6 bilhão (R$ 7,8 bilhões). Contudo, a taxa foi duramente criticada por inúmeros usuários, levando, inclusive ao Procon/SP entrar na questão e notificar a Netflix pedindo mais informações sobre a nova cobrança. O órgão de Florianópolis (SC) fez o mesmo.

Fonte: Olhar Digital

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