MUNDOPOLÍTICATOP STORIES

Biden vence corrida presidencial dos EUA e pede união do país

Joe Biden conquistou a presidência dos Estados Unidos neste sábado, disseram as principais redes de televisão, com os eleitores rejeitando por pouco a turbulenta liderança do atual presidente Donald Trump e abraçando a promessa do democrata de lutar contra a pandemia de coronavírus e consertar a economia de um país dividido.

Trump imediatamente acusou Biden de “se apressar para posar falsamente como ganhador”. “Esta eleição está longe de acabar”, disse ele em um comunicado.

A projeção de vitória de Biden ocorreu após quatro dias de um suspense de dar nos nervos em relação ao resultado da eleição de terça-feira, com a contagem de votos em alguns poucos Estados disputados ainda em andamento, devido a uma enxurrada de votos por correio.

“Estou honrado e me sinto muito humilde diante da confiança que o povo norte-americano depositou em mim e na vice-presidente eleita Harris. Enfrentando obstáculos sem precedentes, uma quantidade recorde de norte-americanos votou”, disse Biden no Twitter.

“Com o fim da campanha, está na hora de colocar a raiva e a retórica rude de lado e nos unir como país. Está na hora de os Estados Unidos se unirem. E se curarem.”

Gritos de comemoração surgiram nos corredores do hotel onde a equipe de Biden estava e em todo o país, após a projeção realizada pelos órgãos de imprensa.

“Valeu cada minuto” de espera, disse um auxiliar de Biden, enquanto a equipe trocava cumprimentos com o cotovelo e abraços no lobby do hotel.

Em Park Slope, Brooklyn, multidões se reuniam nas ruas, irrompendo em vivas, pulando e batendo panelas.

Fonte: Reuters

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.