Baixo número de pediatras no Nordeste preocupa vereadores de Campina Grande
Foto: Josenildo Costa
Em meio a diversas celebrações, o dia 27 de julho destaca o Dia do Pediatra, uma profissão de extrema importância que requer não apenas conhecimento técnico, mas também habilidades especiais para lidar com crianças. No entanto, uma preocupação crescente tem chamado a nossa atenção: o baixo índice de profissionais atuantes no Nordeste, registrando apenas 16,2% da distribuição regional de pediatras.
Segundo o estudo “Demografia Médica no Brasil”, divulgado em 2023, a pediatria conta com 48.654 especialistas no país, configurando-se como a segunda especialidade com maior número de médicos, ficando atrás apenas da Clínica Médica.
Na Paraíba, a escassez de pediatras tem sido sentida e o governo do estado abriu uma chamada emergencial para contratação de profissionais da área, sem prazo determinado. Essa medida busca suprir as demandas de cuidados pediátricos no estado.
Aqui em Campina Grande, existem 283 especialistas em pediatria, todos altamente capacitados para prestar o melhor atendimento às crianças não apenas do município, mas também das cidades vizinhas. Esses profissionais têm demonstrado comprometimento e dedicação em sua missão de cuidar da saúde infantil.
Contudo, ainda é necessário que sejam tomadas medidas para incentivar a formação de mais pediatras na região Nordeste, buscando equilibrar a distribuição regional desses profissionais. Enquanto representantes do povo temos a obrigação de incentivar e reconhecer os esforços destes profissionais, para garantir um futuro mais saudável e promissor para nossas crianças.
Nesta quarta-feira (26), a 68ª sessão ordinária da 3ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Campina Grande, realizada em formato híbrido, foi presidida pela vice-presidente, Fabiana Gomes (PSD) e secretariada por Carol Gomes (UNIÃO).
A vereadora Fabiana Gomes registrou felicitações ao vereador Olimpio Oliveira (UNIÃO), por conta da comemoração do seu aniversário. Ela também parabenizou os avós da Câmara Municipal e da cidade de Campina Grande.
TRIBUNA
Rostand Paraíba (PP) na Tribuna falou a respeito do odor nos arredores do Açude Velho. O vereador disse que foi marcado nas redes sociais um vídeo de populares que reclamam da situação. Sobre a pavimentação das ruas que serão realizadas na Zona Leste, ele ressaltou que tem dois vereadores de mandato que representam a comunidade e fazem cobranças que a população solicita.
Luciano Breno (PP) pela liderança, trouxe alguns esclarecimentos com relação ao odor nos arredores do Açude Velho, explicando que esse é um problema antigo e recorrente, mas que a administração busca soluções. Da mesma forma, existem as problemáticas nos asfaltos que ocorrem com as chuvas e que só podem ser resolvidas, após as chuvas. Ele ainda pontuou que está em diálogo com o secretário para saber quais medidas para solucionar a situação do açude.
Olimpio Oliveira (UNIÃO) agradeceu aos colegas as felicitações pelo seu aniversário e pelo carinho recebido. Em seguida, informou que estará se deslocando à capital do Estado para tratar a respeito dos envenenamentos de animais na Feira da Prata. Um dos pontos identificados é a ausência de câmeras nas feiras da cidade, no entanto, existe um equipamento importante da Secretaria de Segurança do Estado, que é o Centro Integrado de Comando e Controle e o vereador irá dialogar com o delegado geral da Polícia Civil e se possível, com o secretário de Segurança do Estado, para saber se é possível a implementação do sistema de segurança com câmeras de monitoramento nesses locais.
Aldo Cabral (PSD) também tratou das demandas que estão sendo realizadas na cidade de Campina Grande, a pedido dos vereadores. Ele ressaltou a necessidade de protocolar requerimentos, mas também pontuou a importância de dialogar diretamente com as Secretarias e ir em busca da implementação das ações, sobretudo para beneficiar a população, independente de quem solicita e de qual partido faz parte.
Pimentel Filho (PSD) reforçou a pauta trazida pelo vereador Rostand PB, no que se refere ao mau cheiro gerado pelas chuvas que chegam nas águas do Açude Velho. Ele questionou porque a administração não encontra solução, visto que todos os anos a mesma situação ocorre, pontuando que falta planejamento. Em seguida, retornou com o tema falado na sessão anterior, sobre o restaurante popular do Distrito do Mecânico, que possui quase mil trabalhadores na área, mas o equipamento encontra-se fechado. O vereador pediu medidas urgentes para resolver essas problemáticas.
Janduy Ferreira (PSDB) compartilhou reclamações que tem recebido da população que reside na região das Malvinas II e III, referentes ao abastecimento de água, que além de não ter qualidade, a quantidade que chega também não é suficiente. Outra problemática no mesmo local é a falta de rede de esgoto sanitário. O vereador cobrou a Cagepa para que esta situação seja regularizada, visto que a população paga as taxas de água e esgoto e não tem acesso ao serviços.
O segundo tema, foi com relação às denúncias sobre maus tratos contra animais que vem acontecendo em Campina Grande, como também no Sertão, na cidade de Piancó. Ele reforçou a necessidade de uma Delegacia Ambiental, para que seja possível realizar a punição dos criminosos.
Ivonete Ludgério (PL) parabenizou o vereador Olimpio Oliveira e em seguida, registrou que hoje é o dia da Padroeira de Barra de Santana, a Sant’Ana e São Joaquim, da terra de origem dos seus pais. A vereadora também fez um convite à Câmara Municipal de Campina Grande, para a 150º Tradicional Festa de Julho, que é realizada no município. Ivonete informou que a festa iniciou no domingo com uma cavalgada e vai até o próximo domingo, com a festa de rua e a festa religiosa.
Jô Oliveira (PCdoB) inicialmente fez um agradecimento especial à população de Campina Grande que entende que os vereadores são fiscais da cidade e por isso, comunicam e marcam os parlamentares nas redes sociais, realizando cobranças e denúncias relativas à saúde e a outros temas, como do Açude Velho. Ela registrou que o parlamento é o lugar para ecoar a fala da população, assim como é o papel dos vereadores, transformar as demandas em requerimentos, assim como buscar soluções, junto à administração.
Em seguida, a vereadora solicitou que os projetos aprovados, possam ser sancionados, como por exemplo, o projeto de autorização para o Programa de Enfrentamento ao Racismo. Ela solicitou que o rito seja seguido no que diz respeito aos prazos.
Por fim, agradeceu a presença de Sandra (psicóloga) e Cris, que desenvolveram uma série de trabalhos não só para o processo eleitoral, mas falando sobre empatia e altruísmo, promovendo a importância e estimulando a ocupação das mulheres na política.
Waldeny Santana (UNIÃO) solicitou uma fala, para registrar que recebeu a informação de que no mês de agosto haverá a continuidade das obras da Rua Engenheiro Saturnino de Brito. O vereador solicitou que as obras do entorno do Estádio do Amigão, promovida pelo Governo do Estado, também pudessem iniciar. ‘Que possamos ver as duas obras saindo do papel’, frisou.
Alexandre Pereira (UNIÃO) iniciou sua fala fazendo um convite, para que amanhã os vereadores pudessem presenciar o momento da assinatura da gestão municipal para ordem de serviço da construção de mais quatro bibliotecas setoriais em Campina Grande, com estruturas que serão alocadas nas escolas municipais, Alice Gaudêncio, Heleno Henrique, Maria das Vitórias e Selma Agra Vilarim. Ainda sobre o tema relativo a obras, disse que em breve será realizada a reforma e criação do ginásio da Escola Municipal Melo Leitão, no Jardim Quarenta.
Com relação às águas do açude velho e o odor gerado no seu entorno, Alexandre pontuou alguns esclarecimentos. Ele mencionou a primeira ação a ser realizada, que é o tratamento dos esgotos que são derramados no açude e no Canal das Piabas, cumprindo o que está no contrato firmado com a Cagepa. O vereador ainda questionou a respeito da Agência de Regulação para cobrar os serviços das empresas de telecomunicação, da Cagepa e de outros órgãos.
Alexandre também informou que a Prefeitura está comprando um produto que é produzido em parceria com a Universidade Federal para realização de limpeza do açude e acrescentou que tem estudos para abertura de um novo sangrador, no entanto, não houve permissão do Ministério Público, diante da exposição de alguns especialistas.
Ainda sobre as pavimentações, também citou que para realização de manutenção, a Cagepa irá desfazer o asfaltamento. Ele disse algumas localizações que isso acontecerá, visto que são medidas recorrentes.
Luciano Breno (PP) solicitou um aparte, para complementar o assunto sobre o açude velho. Ele disse que muitas vezes buscam um discurso para tentar justificar o que está acontecendo. ‘Entendo que o vereador Rostand que iniciou o tema, poderia ajudar nesse sentido e marcar uma reunião com a Cagepa e os responsáveis, para que resolva em definitivo’, afirmou. Luciano também sugeriu que seja realizada a união da gestão municipal, estadual, dos órgãos como a Cagepa e das instituições universitárias.
Janduy Ferreira (PSDB) também solicitou um aparte e destacou que o vereador traz o relato do que necessita para solucionar o problema do açude velho. Nesse sentido, relatou que existem leis e equipamentos, mas muitas vezes não tem como cobrar e direcionar onde cobramos. ‘’Nada mais justo do que será apreciado na CASA nos próximos dias, com relação a criação da Agência de Regulação para poder tratar desses assuntos e ter onde realizar as reivindicações.
Pimentel Filho (PSD), se referindo às falas dos vereadores, informou que a solução não é de responsabilidade da Cagepa e que é necessário que a Secretaria de Serviços Urbanos, realize a compra dos produtos de limpeza, para que a cidade possa encontrar uma medida para o problema com urgência.
A vereadora Fabiana Gomes encerrou os trabalhos convidando os parlamentares para a sessão ordinária desta quinta-feira (27), a ser realizada em formato híbrido, a partir das 9h30.
Fonte: DIVICOM/CMCG