Aumento dos combustíveis é um dos fatores que mais pressiona custos dos pequenos negócios
Com a disparada nos preços dos combustíveis no Brasil – reflexo, entre outros fatores, da guerra entre Rússia e Ucrânia, que fez aumentar os preços do barril de petróleo no mercado internacional – os donos de pequenos negócios precisam se preparar para os impactos dessa situação.
Os reajustes na gasolina, no diesel e gás de cozinha, que variaram em média entre 18% e 25%, já atingem em cheio o bolso do consumidor e do empresário, ambos já afetados pelas consequências da pandemia da Covid-19.
De acordo com a 13ª edição da Pesquisa de Impacto da Pandemia nos Pequenos Negócios, realizada em parceria com a FGV, os gastos com combustíveis, junto a insumos e mercadorias, foram citados como os que mais impactam os negócios por 55% dos donos de pequenos negócios na Paraíba.
Para a gerente da Unidade de Gestão Estratégica e Monitoramento do Sebrae Paraíba, Ivani Costa, alguns segmentos acabam sofrendo mais os impactos deste aumento do que outros.
“Repassar esses custos para os clientes dificultará ainda mais o processo de retomada dos pequenos negócios, que estão começando a se recuperar dos danos causados pela pandemia. Neste momento, é importante recalcular seus preços de vendas, analisar mercado e o quanto esse mercado está disposto a pagar mais pelos seus produtos”, avaliou.
Além disso, é possível analisar para identificar quais outros elementos que representam custos para a empresa podem ser reduzidos para equilibrar as contas.
“Talvez a curto prazo seja mais adequado reduzir a margem de lucro para não perder em vendas e, consequentemente, o cliente. Análise financeira e o cálculo correto dos seus preços de vendas é a dica para um melhor posicionamento diante dos aumentos constantes de matérias-primas e demais fatores produtivos”, frisou.
Fonte: Portal Correio