Além do TikTok, outros 53 aplicativos estão capturando dados da área de transferência, Diz especialista.
Depois que o IOS 14 informou, na ultima semana, que o aplicativo TikTok captura dados, os responsáveis pelo aplicativo informaram que vão resolver este problema. Infelizmente, isso não significa que outros desenvolvedores de aplicativos estejam consertando os seus aplicativos. Segundo o pesquisador de segurança Tommy Mysk , 53 aplicativos adicionais, identificados em março, ainda capturam indiscriminadamente dados universais da área de transferência quando abertos, potencialmente compartilhando dados confidenciais com outros dispositivos próximos usando o mesmo ID da Apple.
O mesmo comportamento é notado nos aplicativos de notícias da Fox News , do New York Times e do Wall Street Journal . É possível percebe-lo em jogos como Bejeweled , Fruit Ninja e PUBG Mobile . Como também em aplicativos sociais, como: Viber, Weibo e Zoosk. Alguns aplicativos utilitários e de mídia também fazem isso, incluindo AccuWeather, Dazn e Overstock.
Alguns desenvolvedores de aplicativos prometeram alterar seu comportamento. Juntamente com o TikTok, 10% Happier e Hotel Tonight estão reduzindo o uso da área de transferência. Existem aplicativos que fazem uso inteligente da área de transferência também. O Pixelmator, por exemplo, só extrai dados se houver uma imagem. Também não será surpreendente se houver mais alterações graças ao monitoramento da área de transferência do IOS 14, que a Apple creditará a Mysk e seu colega Hal Bakry.
No entanto, a preocupação não é apenas que esse punhado de aplicativos esteja usando mal o teclado. Há uma chance de muitos outros aplicativos exibirem comportamentos semelhantes.
Também não está claro como esses aplicativos se comportam no Android. O TikTok disse que o recurso anti-spam que gerou alarmes sobre a versão iOS não está presente no Android, mas não disse se acessou a área de transferência no sistema operacional do Google por outros motivos. Independentemente da escolha do seu dispositivo, é uma boa ideia evitar copiar dados confidenciais, a menos que seja necessário.
Fonte: Engadget