Melhor Bilheteria da carreira de Tom Cruise: ‘Top Gun: Maverick’ estreia nas alturas com US $ 124 milhões
Tom Cruise pode ter feito uma das acrobacias mais ousadas de sua carreira – fazer o público ir ao cinema por algo que não envolve super-heróis.
“ Top Gun: Maverick ” obteve vendas de ingressos de grande sucesso em seu fim de semana de estreia, arrecadando US$ 134 milhões de um recorde de 4.732 cinemas norte-americanos. Espera-se que a aventura de ação totalmente americana da Paramount e da Skydance arrecade US$ 151 milhões até segunda-feira, desafiando as expectativas e, ao mesmo tempo, procurando estabelecer uma nova marca d’água para os fins de semana de abertura do Memorial Day. (Piratas do Caribe: No Fim do Mundo, da Disney, lançado com US$ 153 milhões no fim de semana prolongado de 2017, atualmente detém o recorde de feriados). Isso é uma prova de críticas deslumbrantes, acumulando doses de nostalgia e trazendo Cruise de volta ao cockpit para realizar acrobacias aéreas reais como o piloto Pete “Maverick” Mitchell.
Nas bilheterias internacionais, a sequência de “Top Gun”, de 1986, decolou com US$ 124 milhões, uma quantia impressionante, já que o filme não está sendo exibido em territórios importantes, China e Rússia. No total, “Top Gun: Maverick” arrecadou US$ 248 milhões em todo o mundo.
“Top Gun: Maverick” é a estreia doméstica de maior bilheteria nos 40 anos de carreira de Cruise, e sua primeira a ultrapassar US$ 100 milhões no fim de semana de estreia. “Guerra dos Mundos”, que estreou com US$ 64 milhões em 2005, anteriormente era o maior fim de semana de estreia de Cruise.
É também uma das principais estreias da era da pandemia depois de “Homem-Aranha: Sem Caminho para Casa” (US$ 260 milhões), “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura” (US$ 187 milhões) e “The Batman” (US$ 134 milhões).
Públicos com mais de 40 anos, as pessoas que estavam em primeiro lugar quando a Paramount deu sinal verde para outro “Top Gun”, apareceu com força (55% dos compradores de ingressos), o que é impressionante porque é o grupo demográfico mais relutante em retornar ao teatros. Ainda assim, as acrobacias deslumbrantes de “Maverick” conseguiram atrair uma porcentagem significativa de espectadores da geração do milênio – 45% das pessoas tinham 35 anos ou menos – que não estavam vivos quando “Top Gun” estreou há 36 anos. O boca a boca positivo do filme deve ser útil para continuar a atingir o público mais jovem.
David A. Gross, que dirige a empresa de consultoria de cinema Franchise Entertainment Research, chamou a figura de três dias do filme de “excelente”.
“O material de origem continua forte, a execução é excelente e Tom Cruise faz com que funcione impecavelmente bem”, diz ele.
As telas Imax e 3D aumentaram as receitas de “Maverick”, com 22% dos retornos gerais de bilheteria vindos de formatos premium. A Imax sozinha deverá contribuir com US$ 21 milhões no mercado interno e US$ 32,5 milhões globalmente no fim de semana prolongado.
“Se você achava que os filmes estavam mortos, vá ver ‘Top Gun: Maverick’ e depois me diga o que você pensa”, diz Rich Gelfond, CEO da Imax. “Este filme anuncia o retorno do blockbuster de verão e é um catalisador que acelerará a demanda por cinema como um F-18 quebrando a barreira do som. Não há como você se sentar em um teatro, com uma tela enorme e alto-falantes de bater o peito, e sair pensando que há outra maneira de experimentar ‘Top Gun: Maverick’”.
“Top Gun: Maverick” continua uma sequência estelar de bilheteria para a Paramount, marcando o quinto filme do estúdio este ano a estrear em primeiro lugar. Sem a ajuda de histórias em quadrinhos ou dinossauros furiosos, a lista de 2022 do estúdio – também composta por “Sonic the Hedgehog” (US$ 182 milhões na América do Norte), “The Lost City” (US$ 102 milhões na América do Norte), “Scream” (US$ 81 milhões) na América do Norte) e “Jackass Forever” (US$ 57 milhões na América do Norte) – ressoou nos cinemas em grande estilo. É uma recuperação impressionante, já que a Paramount quase não lançou nenhum filme durante a pandemia, enviando grandes títulos como “The Tomorrow War” de Chris Pratt, “The Trial of the Chicago 7” do diretor Aaron Sorkin e “Coming 2 America” de Eddie Murphy para serviços de streaming.
Apesar dos inúmeros atrasos (a sequência de “Top Gun” estava programada para estrear no verão de 2020 até que o COVID-19 atrapalhasse esses planos), Cruise estava convencido de que “Maverick” não seguiria os passos desses filmes direto para streaming. A espera de dois anos já começou a valer a pena desde que o filme foi revisto com entusiasmo. Tem 97% no Rotten Tomatoes e um raro “A+” no CinemaScore.
“Estou satisfeito por termos tomado essa decisão de aguentar”, diz o chefe de distribuição doméstica da Paramount, Chris Aronson, sobre manter o filme na tela grande. “Este filme vai ter uma grande corrida. Vai atrair pessoas para os cinemas que não vão há muito tempo.”
Joseph Kosinski dirigiu o PG-13 “Top Gun: Maverick”, que começa décadas após o original e vê Maverick treinar um novo grupo de aviadores arrogantes para uma missão crucial. O elenco inclui Miles Teller, Glen Powell, Jon Hamm, Jennifer Connelly e Val Kilmer, que interpretou Iceman no primeiro “Top Gun”.
“Top Gun: Maverick” também precisa de cinemas para justificar seu orçamento de produção de US$ 170 milhões, que não inclui as dezenas de milhões gastos na promoção do filme para o público em todo o mundo. Esses esforços incluíram uma estreia espetacular no Festival de Cinema de Cannes, que culminou com oito caças voando sobre a Croisette (o governo francês pagou por eles). A Skydance Media co-produziu e co-financiou o filme.
Apenas um filme, da Disney e “The Bob’s Burgers Movie”, do século 20, foi corajoso o suficiente para abrir contra “Top Gun: Maverick”. Para um filme baseado em um programa de TV animado de longa duração, “The Bob’s Burgers Movie” arrecadou impressionantes US$ 12,6 milhões em 3.425 locais, o suficiente para o terceiro lugar nas paradas de bilheteria. O filme bem revisado deve terminar o longo fim de semana do Memorial Day com US$ 15 milhões.
“The Bob’s Burgers Movie” ficou logo atrás de “Doutor Estranho no Multiverso da Loucura”, que caiu para o segundo lugar depois de três semanas no topo das bilheterias domésticas. A mais nova parcela do Universo Cinematográfico Marvel da Disney caiu 50% para adicionar US$ 16,5 milhões de 3.805 cinemas em seu quarto fim de semana de lançamento. Espera-se que atinja US $ 21,1 milhões no período de quatro dias. A sequência do super-herói, estrelada por Benedict Cumberbatch, gerou US$ 375 milhões na América do Norte e US$ 868,7 milhões em todo o mundo até o momento.
Em quarto lugar, “Downton Abbey: A New Era” despencou 63% desde sua abertura, arrecadando US$ 5,9 milhões entre sexta e domingo. Estima-se que ganhe US $ 7,5 milhões em 3.830 cinemas até segunda-feira. Depois de duas semanas nos cinemas, a sequência da continuação para a tela grande do amado programa de televisão britânico arrecadou US$ 30 milhões na América do Norte e US$ 68,9 milhões em todo o mundo. O filme seguinte custou US $ 40 milhões para ser produzido, o que significa que a mais recente aventura de “Downton” tem muito a percorrer antes de entrar no preto.
A comédia de assalto animada da Universal “The Bad Guys” completou os cinco primeiros com US$ 4,6 milhões em 2.944 locais. Na segunda-feira, o filme voltado para a família deve arrecadar US$ 6,1 milhões, o que elevará sua conta doméstica para US$ 82 milhões.
Sem muita programação até “Jurassic World: Dominion” em 10 de junho, espere que “Top Gun Maverick” continue voando alto sobre as marquises dos cinemas.
Fonte: Variety