EDUCAÇÃO

Secretaria de Educação de Campina Grande marca o Dia Nacional do Livro Infantil com lançamento do “Clube do Livro”

Foi lançado nesta quinta-feira, 18, data em que se celebra o Dia Nacional do Livro Infantil, o “Clube do Livro” em todas as escolas da Rede Municipal de Campina Grande. A iniciativa é uma estratégia para estabelecer a leitura de modo institucional nas unidades educacionais da rede. O lançamento oficial aconteceu no Ceai João Pereira de Assis, no bairro do Catolé.

O Clube do Livro contará com rodas de leitura e ações durante o ano inteiro com a participação de professores e estudantes. “O Clube do Livro é um encontro pontual e intencional para fortalecer o protagonismo dos leitores, auxiliar no desenvolvimento de habilidades e competências de leitura e escrita dos mais variados gêneros discursivos, através da socialização de escolhas, leituras, escutas, comentários e efeitos que as obras produzem nos leitores”, destacou Isabelle Pires, coordenadora do Livro e Literatura da Seduc.

Este projeto trará desenvolvimento da competência leitora e escritora dos estudantes. “O Clube promove também habilidades de trabalho em equipe com ênfase na cooperação, flexibilidade e diálogo, valorização da leitura literária como experiência estética múltipla – poesia, intermídia, intersemioses, cinema, teatro, jogos digitais”, ressaltou a coordenadora.

Homenagem a Ziraldo

Para marcar o Dia do Livro, a escola preparou uma adaptação teatral com uma conversa entre Emília, personagem do aniversariante do dia (Monteiro Lobato) e o Menino Maluquinho, personagem do escritor Ziraldo, que morreu no último dia 6 de abril.

Ana Paula Rodrigues é uma das mediadoras da sala de leitura da escola e explicou sobre a intenção da pequena peça teatral. “A ideia foi promover uma conversa entre o Menino Maluquinho, que está de luto e perdeu seu pai, e Emília explica pra ele que os personagens jamais morrem, pois estão vivos nos livros. Toda vez que uma criança, jovem ou adulto lê, o personagem revive”, destacou.

O Dia Nacional do Livro Infantil é celebrado nesta data porque em 1882 nascia Monteiro Lobato, o primeiro escritor brasileiro a escrever para crianças.

Projetos estimulam a leitura o ano inteiro

Além do Clube do Livro, a educação municipal realiza diversos projetos que incentivam a leitura, a exemplo do ‘Literatour’, que faz o turismo do livro a partir de estações de leitura.

Outro projeto desenvolvido pela Secretaria de Educação é o ‘Literacia Familiar’, que conta com a presença das famílias. O livro vai para as famílias e elas são convidadas a ler junto aos estudantes em casa, bem como voltar às escolas, onde fazem leituras com os alunos.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.