CAMPINA GRANDESAÚDETOP STORIES

Prefeitura de Campina Grande e Ministério da Saúde debatem ampliação da atenção básica, no Município

O objetivo é ampliar de 121 para 203 o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família, alcançando cobertura de 100% do território municipal.

Técnicos da Secretaria de Saúde de Campina Grande se reuniram, nesta sexta-feira, 16, com representantes do Ministério da Saúde, para debater a ampliação da Atenção Primária à Saúde na cidade. O objetivo é ampliar de 121 para 203 o número de equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF), alcançando cobertura de 100% do território municipal.

O projeto, intitulado de Campina Atende Mais, está vinculado ao programa nacional APS do Futuro. A ampliação representa um aumento de 80% no número de equipes. Além disso, também foi discutida a expansão da rede de saúde bucal, que vai subir de 54 equipes para 115.

O intuito, além da cobertura total, é a melhoria na qualidade com a redução de pessoas atendidas por cada equipe de cerca de 3.494 para o número de 2 mil, aumentando a qualidade da assistência.

Outros pontos foram debatidos como a estruturação predial, aumento das ações de prevenção e promoção à saúde, maiores investimentos na APS, resolução dos casos indicados para atendimento na Atenção Básica para reduzir as filas nas emergências e celeridade na marcação de consultas.

Participaram da reunião o secretário municipal de Saúde, Carlos Dunga Júnior; a secretaria adjunta, Carol Gomes; a secretária executiva de Atenção à Saúde, Kamilla Cirne; o diretor de Atenção Básica, César Moreira; a superintendente estadual do Ministério da Saúde na Paraíba, Joelma Lira; e quatro consultores do Ministério: Polyana Montenegro; Adriano Lucas Abucater ; Daniela Lopes Lima e ⁠Priscilla Araújo Almeida.

Fonte: Codecom

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.