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10 vezes que Hollywood previu o futuro assustador (ou não tão assustador) da IA

A inteligência artificial ganhou nova relevância tecnológica e cultural no ano passado, para a empolgação (presumimos) de alguns e o medo de praticamente qualquer um que já tenha visto um filme de ficção científica. De fato, uma das principais razões para a dupla greve de roteiristas e atores é a preocupação de que os estúdios usem IA para substituí-los sem compensação justa.

Mas desde muito antes de a IA se tornar uma ameaça para qualquer pessoa no mundo real, Hollywood tem lutado para descobrir como ela poderia nos ajudar, nos prejudicar… ou destruir toda a nossa raça. Um traço comum que une esses filmes e programas de TV é que todos eles exploram as implicações do que significa que a inteligência artificial, por definição, tem uma mente própria. Não importa o propósito para o qual foi criada, a IA autoconsciente – pelo menos no nível imaginado pelos escritores de ficção científica, que está muito além do que existe no mundo real – tomará suas próprias decisões imprevisíveis, e isso pode ou pode não ser do melhor interesse da humanidade.

Portanto, embora os trabalhadores de Hollywood possam estar preocupados com o fato de a IA estar vindo para seus empregos, pelo menos eles podem ficar aliviados por não ser tão perigoso quanto os sonhos mais loucos dos escritores … ainda.

Aqui, reunimos algumas das IAs mais memoráveis ​​do cinema e da televisão, desde robôs auxiliares amigáveis ​​até destruidores assassinos da humanidade.

Jornada nas Estrelas: A Próxima Geração’

STAR TREK: THE NEXT GENERATION, 1987-94, John DeLancie, Brent Spiner

John DeLancie (esquerda) e Brent Spiner em ‘Star Trek: The Next Generation’

COLEÇÃO PARAMOUNT/CORTESIA EVERETT

Aparecendo pela primeira vez em Star Trek: The Next Generation em 1987, o andróide Data há muito é interpretado por Brent Spiner ao lado de Patrick Stewart como Jean-Luc Picard. Por ter sido construído, não nascido, à semelhança de seu criador, Data é um oficial da USS Enterprise e um membro essencial da tripulação. Ele é capaz de calcular com eficiência, mas luta para entender as emoções e idiossincrasias humanas. Em uma busca sem fim pelo autoaperfeiçoamento, ele está constantemente se esforçando para se tornar mais humano, inclusive adotando um gato de estimação e eventualmente implantando um “chip de emoção”. No final, ele se mostra capaz de se sacrificar para salvar seus amigos. Ele foi até introduzido no prestigiado Robot Hall of Fame de Carnegie Mellon ( sim, realmente ).

‘Guerra das Estrelas’

STAR WARS, (aka STAR WARS: EPISODE IV - A NEW HOPE), R2D2, C3PO, 1977.

C-3PO (esquerda) e R2-D2 em ‘Star Wars: Episódio IV – Uma Nova Esperança’

CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

Os Abbott & Costello de uma galáxia muito, muito distante, C-3PO e R2-D2 estão sempre ajudando seu dono Luke Skywalker e as forças rebeldes em sua luta contra o Império. R2-D2 (originalmente interpretado por Kenny Baker) pode co-piloto de um pequeno caça, transmitir mensagens holográficas e disparar eletricidade em autodefesa. Enquanto isso, C-3PO (Anthony Daniels), um andróide de protocolo, fornece cálculos úteis – como as chances de sobreviver a um voo através de um campo de asteróides (quer Han queira ou não ouvi-lo) – e pode traduzir 6 milhões de formas de comunicação. Apenas não peça a ele para fazer nada particularmente corajoso, a menos que o destemido R2-D2 esteja liderando o caminho. Esses dróides, e outros membros do Hall da Fama dos Robôs, também podem ser enviados em missões que podem ser perigosas para os humanos, como apresentar uma lista de demandas a Jabba the Hutt.Menção Honrosa: BB-8

‘Altura máxima’

MAX HEADROOM, Matt Frewer, 1987

Matt Frewer como Max Headroom em ‘Max Headroom’

CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

Se os apresentadores de notícias de televisão de IA se tornarem populares, eles devem muito ao original: Max Headroom. Matt Frewer estrelou em várias encarnações, incluindo um filme de TV britânica de 1985 ( Max Headroom: 20 Minutes Into the Future ) e uma série da ABC de 1987-88, como um jornalista de TV gerado por computador (com a ajuda de algumas próteses e edição de filme sofisticada) cujo a natureza tecnológica é destacada com efeito cômico com muitas falhas gaguejantes – eram os anos 80, lembra? Criado à semelhança do jornalista humano Edison Carter depois de quase ser morto, Max investiga com sua contraparte tridimensional e colegas para descobrir a verdade em um futuro distópico. Mesmo que o show tenha durado apenas duas temporadas, ele deixou sua marca na cultura: Headroom foientrevistado por David Letterman e estrelou os comerciais da New Coke dirigidos por Ridley Scott .

‘Robô e Frank’

ROBOT &FRANK, Frank Langella, 2012.

Frank Langella em ‘Robô e Frank’

SAMUEL GOLDWYN FILMS/CORTESIA EVERETT COLLECTION

Embora menos conhecido do que alguns dos outros andróides desta lista, o robô sem nome em Robot & Frank de 2012evoca um argumento interessante: talvez a inteligência artificial não seja boa nem má, mas pode espelhar a moralidade da pessoa que a usa. Em um futuro não muito distante, o ladrão de joias aposentado Frank (Frank Langella) mora sozinho e tem problemas de memória quando seu filho (James Marsden) compra para ele um robô auxiliar médico (dublado por Peter Sarsgaard). Quando Frank percebe que o robô não possui leis integradas em sua programação principal, ele o usa para ajudar a executar alguns assaltos de colarinho branco de alto valor. (“As únicas pessoas que se machucam são as seguradoras”, diz a certa altura, repetindo o mantra de Frank.) O robô insiste em não ter sentimentos sobre sua própria existência, mas a única coisa que parece se importar O que importa é o bem-estar de Frank – quer isso signifique preparar refeições saudáveis ​​para ele ou mantê-lo fora da prisão.

Universo Cinematográfico Marvel

CAPTAIN AMERICA: CIVIL WAR, Paul Bettany, as Vision, 2016.

Paul Bettany como Visão em ‘Capitão América: Guerra Civil’

MARVEL/WALT DISNEY STUDIOS MOTION PICTURES/CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

Aparecendo pela primeira vez na tela grande em Homem de Ferro de 2008, dublado por Paul Bettany, JARVIS (Just a Rather Very Intelligent System) começa sua existência como uma IA desencarnada um tanto humilde criada por Tony Stark para ajudar a executar cálculos e agir como uma espécie de mordomo eletrônico. ou dispositivo doméstico inteligente, que também aumenta o traje do Homem de Ferro.

Mas o potencial muito mais perigoso da IA ​​é explorado em Avengers: Age of Ultron (2015), quando a nova criação (acidental) de Tony, Ultron, decide que a melhor maneira de alcançar a paz mundial é a obliteração da humanidade. Nesse filme, JARVIS é quase destruído, mas é salvo por seu próprio pensamento rápido – com a ajuda de Tony, Bruce Banner e Thor, que lhe dão a forma andróide como Visão. Seus poderes aumentam com a adição de uma Joia do Infinito, e ele mostra o quão humano se tornou quando se apaixona pela bruxa Wanda Maximoff.

‘Eu Robô’

I, ROBOT, Will Smith, 2004

Will Smith em ‘Eu, Robô’

20TH CENTURY FOX FILM CORP./CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

Em um futuro onde os robôs de IA se tornaram onipresentes, limitados por Três Leis destinadas a impedi-los de prejudicar os humanos, apenas Will Smith (como o detetive da polícia de Chicago Del Spooner) reconhece que eles podem, de fato, ser mortais. Sua rixa com as máquinas pode ser nobre – ele não confia nelas depois que um robô escolheu salvá-lo do afogamento em vez de uma criança com base em suas chances de sobrevivência – mas seu rancor pessoal é tão conhecido que ele é culpado quando um batalhão de robôs desonestos invadem seu veículo e causam um acidente de carro. (Pelo menos, essa é a descrição suave dada por um robô que acabou de abrir um buraco no para-brisa de Del.) A lição deste filme parece ser que não importa quantas salvaguardas você tenha, nunca confie na IA para escolher sabiamente ao fazer decisões de vida ou morte.

‘Buffy, a Caça-Vampiros’

BUFFY THE VAMPIRE SLAYER, Sarah Michelle Gellar, (Season 4, premiered Oct. 5, 1999)

Sarah Michelle Gellar em ‘Buffy, a Caça-Vampiros’

20TH CENTURY FOX FILM CORP./CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

Sunnydale já viu mais do que sua cota de caos eletrônico, desde um antigo demônio preso em um computador na primeira temporada até a época em que o nerd Warren construiu para si uma namorada robô – e mais tarde um Buffybot para Spike. Mas na quarta temporada da série WB, Buffy (Sarah Michelle Gellar) vai para a faculdade e descobre a unidade militar moralmente duvidosa The Initiative, da qual seu namorado Riley (Marc Blucas) é um agente. O grupo clandestino é comandado pela Dra. Maggie Walsh (Lindsay Crouse), e logo fica claro que ela está interpretando a Dra. Frankenstein, construindo uma criatura conhecida como Adam (George Hertzberg). Feito de uma mistura de peças robóticas e de monstros que a Iniciativa reuniu, a primeira coisa que Adam faz é matar seu criador. Ele também tem um lado filosófico e está interessado em descobrir a razão de sua existência.

‘O Matrix’

THE MATRIX, Hugo Weaving, 1999.

Hugo Weaving em ‘Matrix’

WARNER BROS./CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

“Assim que começamos a pensar por você, isso realmente se tornou nossa civilização”, o agente Smith (interpretado por Hugo Weaving) provoca um cativo Morpheus em um dos monólogos mais assustadores de Matrix (1999). Um supersoldado de IA disfarçado como um cara de terno preto e óculos escuros, o Agente Smith e sua turma podem desviar de balas, acertar socos quase na velocidade da luz e assumir o controle dos corpos de humanos inocentes presos no programa da Matrix.

Enquanto algumas das IAs malignas desta lista tentam destruir o mundo, os agentes cuidam do jardim que é a Matrix. O objetivo deles é manter os humanos dentro de casa dóceis e impotentes para que possam ser usados ​​como fonte de combustível para os robôs no mundo real (extremamente distópico) – e, para estender a metáfora, arrancar ervas daninhas como Neo e seus amigos.

‘O Exterminador do Futuro’

THE TERMINATOR, Arnold Schwarzenegger, 1984.

Arnold Schwarzenegger em ‘O Exterminador do Futuro’

ORION PICTURES CORPORATION/CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

A franquia James Cameron/Gale Ann Hurd deu origem a alguns dos bordões mais icônicos dos anos 80 e 90 ( Arnold Schwarzenegger disse recentemente ao THR sobre as origens de “I’ll be back”), e explorou a possibilidade de múltiplas linhas do tempo. muito antes de o MCU ser concebido como um fenômeno de tela grande. Schwarzenegger estrela a maioria das iterações do filme como várias encarnações do Terminator, mas mesmo que ele possa arrancar o coração de um bandido de rua com as próprias mãos (por que ele precisa de armas, afinal?), Este ciborgue também pode ser programado para proteger Sarah. Connor e seu filho salvador (veja: Judgment Day, Rise of the Machines, Genisys) tão facilmente quanto matá-los. O verdadeiro cérebro da operação é a Skynet, a tecnologia militar autoconsciente que, no futuro, passa a ver a humanidade como uma ameaça e lança uma guerra nuclear.

‘2001: Uma Odisséia no Espaço’

2001: A SPACE ODYSSEY, Gary Lockwood, Keir Dullea, 1968

Gary Lockwood (esquerda) e Keir Dullea em ‘2001: Uma Odisséia no Espaço’

CORTESIA COLEÇÃO EVERETT

A obra-prima de Stanley Kubrick de 1968 começa inocentemente: depois de uma vinheta pré-histórica que sugere a existência de vida alienígena, ocorre um salto no tempo e um grupo de astronautas parte para uma missão no espaço profundo. A nave deles está equipada com a mais recente tecnologia, HAL 9000, que é conhecida por nunca ter cometido um erro.

Na viagem, dois tripulantes, Dave e Frank, suspeitam que HAL cometeu um erro em relação a um equipamento com defeito e, para a segurança da missão, eles traçam um plano para desativar o programa de IA. Isso leva HAL – que pensa que são os humanos que comprometem a missão – a se tornar assassino, matando os membros indefesos da tripulação que foram mantidos em animação suspensa durante a longa jornada e virando o navio contra Dave e Frank.

Depois de uma luta pelo poder, Dave desativa HAL com sucesso, que regride intelectualmente à medida que é desconectado e canta carinhosamente “Daisy Bell (bicicleta construída para dois)” antes de perder totalmente a função. Esse não é o fim do filme, que tem aspirações filosóficas muito além da inteligência artificial, mas ainda oferece o icônico alerta cinematográfico sobre o assunto.

Fonte: Hollywoodreporter

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